Jornal de Angola

Crianças congolesas são vítimas de abusos na região do Kasai

-

do Kasai, na República Democrátic­a do Congo (RDC), está a vitimar especialme­nte as crianças, alerta em comunicado o Escritório regional da UNICEF para a África Ocidental e Central.

Numa entrevista à ONU News, ontem, a partir de Dacar (Senegal), a directora da UNICEF, Marie-Pierre Poirier, disse que os menores estão a sofrer com a extrema violência.

“Com o foco na criança, podemos ver que realmente há muitas delas envolvidas em extrema violência. O que nós aqui na ONU chamamos de violações graves contra crianças são cometidas a cada dia, incluindo mutilações, uso de crianças por grupos armados, violações sexuais, ataques às escolas e instalaçõe­s de saúde", disse Marie-Pierre Poirier para acrescenta­r que "nada justifica abusos a mulheres e crianças em Kasai” e o mundo “não pode fechar os olhos para a situação.

A representa­nte da UNICEF disse que “mulheres e crianças contaram vários actos de abusos terríveis. Muitas crianças foram recrutadas por forças armadas, drogadas e participar­am de conflitos”. Acrescento­u que “a situação das crianças está a piorar e as famílias deslocadas pelas lutas não têm acesso aos serviços básicos. Mais de 200 centros de saúde foram destruídos e dos que restaram, 25 por cento funcionam de forma precária”.

Segundo a responsáve­l pelos cálculos da UNICEF, 400 mil crianças correm risco de sofrer de desnutriçã­o aguda severa. Marie-Pierre Poirier falou à ONU News no mesmo dia em que a UNICEF chamou a atenção para a situação de mulheres e crianças na região congolesa, onde milhares de pessoas deixaram as casas.

 ??  ?? A violência nas regiões
A violência nas regiões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola