Jornal de Angola

Tômbwa implementa uma cortina florestal

-

A cortina florestal em implementa­ção no município do Tômbwa, província do Namibe, para o combate ao avanço das areias que tendem a engolir a cidade, conta com seis naves para o cultivo de plantas da espécie Tamariz, apropriada para o deserto.

A informação foi avançada pelo responsáve­l do projecto, Ronny Avidan, de nacionalid­ade israelita, sem adiantar os custos, salientand­o apenas que as naves, já construída­s, vão comportar 12 mil plantas, com um "sistema de irrigação gota a gota", num perímetro de oito quilómetro­s quadrados. Para melhor sustentabi­lidade do projecto-piloto, foi ainda instalado um sistema de captação de água, dando assim oportunida­de aos moradores ao redor do projecto e aos detentores de áreas de cultivo a usarem a água para irrigação das suas culturas. Segundo o responsáve­l, o empreendim­ento conta com um tanque de cinco mil litros de água, dois filtros de tratamento de água e um gerador de 48 KVA.

“O projecto é muito simples. Vamos fazer o cordão verde desta cidade com 100 metros de largura e oito quilómetro­s de compriment­o, um pouco distante da actual cidade, permitindo assim o acréscimo de mais bairros para os habitantes do município”, disse Ronny Avidan.

O programa foi iniciado em 2013 pela empresa israelita Agricultiv­a, que executa vários projectos em todo o país nas áreas de gestão de fazendas e de campos de jogos. A Agricultiv­a está a trabalhar com o Instituto de Desenvolvi­mento Florestal.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO População do Tômbwa usa a agricultur­a para conter o deserto
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO População do Tômbwa usa a agricultur­a para conter o deserto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola