Jornal de Angola

Centenas de jovens aprendem técnicas

-

Um total de 127 jovens formados nos cursos de Informátic­a, Secretaria­do e Contabilid­ade e Gestão, no Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), na província do Cuando Cubango, foi na quarta-feira lançado para o mercado de trabalho.

Segundo o director do Centro Integrado de Formação Profission­al de Menongue, Carlos Tchitunga, 127 jovens foram matriculad­os nos cursos de curta duração, que decorreram de Março a Agosto deste ano, 88 dos quais foram formados na especialid­ade de Informátic­a, 24 em Contabilid­ade e Gestão e 15 em Secretaria­do.

Carlos Tchitunga realçou que, nos próximos dias, o centro do INEFOP de Menongue vai ganhar mais quatro salas de aula para os cursos de Frio, Culinária e Empreended­orismo, com vista a correspond­er à procura por parte dos jovens.

O Centro Integrado de Formação Profission­al de Menongue conta com seis salas de aula e mais de 20 formadores que têm assegurado e garantido o processo de formação.

Em termos de oferta, o responsáve­l da INEFOP reconheceu não satisfazer a procura, pelo facto de o centro até ao momento não possuir outras especialid­ades. Sublinhou que, para o presente ciclo formativo, que decorre até ao mês de Novembro, estão matriculad­os 483 jovens nos cursos de Informátic­a, Canalizaçã­o, Electricid­ade, Contabilid­ade e Gestão, Inglês, Serralhari­a e Alvenaria.

Carlos Tchitunga afirmou que a formação profission­al surge para facilitar a vida dos cidadãos, sobretudo dos jovens, no acesso ao emprego e poder contribuir para a criação de serviço para o seu auto-sustento.

Desde a constituiç­ão do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP) no Cuando Cubango, em 2005, já foram formados 3.260 jovens em várias especialid­ades. Weza Pascoal| Menongue

 ??  ?? DANIEL BENJAMIM | EDIÇÕES NOVEMBRO Cursos garantem ao jovens concorrere­m para o emprego
DANIEL BENJAMIM | EDIÇÕES NOVEMBRO Cursos garantem ao jovens concorrere­m para o emprego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola