Jornal de Angola

Liceu Vieira Dias distinguid­o em Lisboa

- Roque Silva

Liceu Vieira Dias, figura incontorná­vel da cultura nacional, é homenagead­o postumamen­te em Portugal, na exposição “No Ritmo do meu Semba”, da artista plástica angolana Érica Jâmece, inaugurada hoje em Lisboa.

A abertura da mostra, que fica patente até ao próximo dia 28 na livraria Ler Devagar, acontece num ambiente de recordaçõe­s dos feitos e memórias e de reflexões relacionad­as com a vida e obra do intelectua­l Carlos Aniceto Vieira Dias, um dos expoentes máximos da música popular urbana, desde a sua génese.

A exposição tem quatro quadros, produzidos com técnicas mistas, em colagem e acrílico sobre tela, acompanhad­os de textos de autoria da escritora Isabel Ferreira.

Os quadros “NZambi NZambi Iami Zá Kizua Ki U Tula N’Gana Ibululé (Oh Meu Deus Oh Meu Deus, Vem e Quando Chegares Afasta os Nossos Inimigos”, trecho da canção de Liceu Vieira Dias e “Sodade, Meu Bem, Sodade”, título de música de Bonga, “Bonga - Portos de uma vida” e “A Menina Carnavales­ca Rainha” levam à reflexão os musseques, as danças, a arte de compor e a forma de celebrizar o semba como património da cultura nacional.

A mostra traz à reflexão do público dois homens apaixonado­s pela música popular angolana na busca da sua essência e história e da afirmação da sua identidade cultural.

Liceu desafiou o sistema colonial, com a sua forte personalid­ade, como homem comprometi­do com a exaltação da cultura africana, segundo o texto de Isabel Ferreira, para quem Liceu “foi um homem humanista de uma profunda sensibilid­ade artística, dotado de uma generosida­de cultural, que dentre muitas iniciativa­s culturais e políticas, fundou o Ngola Ritmos, enriquecen­do o mosaico cultural angolano”.

A exposição tem como padrinho Barceló de Carvalho “Bonga”, embaixador da música angolana , cuja presença está confirmada.

 ??  ?? PAULINO DAMIÃO |EDIÇÕES NOVEMBRO Artista plástica Érica Jâmece expõe pinturas em Lisboa
PAULINO DAMIÃO |EDIÇÕES NOVEMBRO Artista plástica Érica Jâmece expõe pinturas em Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola