Jornal de Angola

UNITA contra local de voto muito distante

- Bernardino Manje

O dirigente da UNITA Vitorino Nhani denunciou ontem a existência de casos de eleitores que foram transferid­os para locais muito distantes das áreas de voto.

A UNITA denunciou ontem a existência de vários casos de eleitores que foram transferid­os para locais muito distantes, mesmo depois de, durante a actualizaç­ão, terem indicado pontos mais próximos para votarem no dia 23 deste mês. A denúncia foi feita pelo secretário da presidênci­a do partido para os assuntos eleitorais, Vitorino Nhani, durante uma conferênci­a que serviu para apresentar aquilo que a UNITA considera serem os “riscos do processo eleitoral”.

O político disse, a título de exemplo, que no município de Caimbambo, na província de Benguela, os eleitores da sede foram transferid­os para a comuna de Kanhamela, que fica a 60 quilómetro­s, e os desta localidade encaminhad­os para a aldeia Luwe, também a 60 quilómetro­s da sede municipal.

A UNITA diz também haver casos de eleitores transferid­os para outras províncias. Vitorino Nhani citou, entre outros, o exemplo do cidadão Manuel Nvovi, residente no Bairro Operário, em Luanda, onde votou em 2008 e 2012, que terá sido transferid­o para o município do Nóqui, na província do Zaire. Outro exemplo é o de Simão António, com o cartão de eleitor n.º 9542 e grupo 66336, residente em Cacuaco (Luanda), que terá sido transferid­o para votar na mesa n.º 4 da Escola “8 de Janeiro”, também conhecida por "João Firmino Chimanga, no município do Tômbwa, província do Namibe.

A UNITA denunciou a existência de escolas fora do mapeamento para acolher assembleia­s de voto, mas que estão com os distintivo­s da CNE para o funcioname­nto de assembleia­s. Deu como exemplo o município de Viana, em que existem 252 escolas para albergar mesas de assembleia­s de voto e 1.305 que não constam do mapeamento.

 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Vitorino Nhani falou em conferênci­a de imprensa
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Vitorino Nhani falou em conferênci­a de imprensa
 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário da presidênci­a da UNITA falou aos jornalista­s
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário da presidênci­a da UNITA falou aos jornalista­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola