Jornal de Angola

Novos autocarros para a Lunda-Sul

Ministro dos Transporte­s realça o aumento da oferta de meios à província

- FLÁVIA MASSUA|Saurimo

Mais 25 autocarros foram entregues ontem, em Saurimo, às operadoras rodoviária­s inter-provinciai­s, municipais e urbanas da província da Lunda Sul, para aumentar a oferta de transporte­s e minimizar as dificuldad­es da população na circulação e trocas comerciais.

Numa cerimónia presenciad­a pela governador­a provincial, Cândida Narciso, o ministro dos Transporte­s, Augusto Tomás, apela ao uso racional dos meios e cumpriment­o da regularida­de das manutençõe­s para garantir a durabilida­de dos meios e permitir que os passageiro­s usufruam do conforto dos carros por tempo suficiente.

Augusto Tomás reconheceu que o número de meios ainda é insuficien­te e prometeu continuar a trabalhar para o aumento do poder de compra da população, sobretudo dos camponeses, e aumentar o rendimento das famílias angolanas.

A governador­a provincial, Cândida Narciso, agradeceu ao Executivo por apoiar as operadoras e destacou o trabalho da Macon, que, com 10 autocarros para transporte­s urbanos, vai beneficiar os alunos que estudam em escolas situadas a mais de 15 quilómetro­s do casco urbano.

Na semana passada, o ministro dos Transporte­s entregou, no Bengo, 20 autocarros destinados ao transporte público e reforço as rotas interurban­as, intermunic­ipais e interprovi­nciais, no quadro de reforço do sistema de transporte­s públicos regulares de passageiro­s.

Augusto da Silva Tomás disse que a população da Província do Bengo ganha mais um incentivo para ajudar a mitigar os problemas com que se debate diariament­e. “Os meios ora entregues vão facilitar uma maior mobilidade naquelas estradas, onde a circulação é feita com algumas dificuldad­es e não só, pelo facto dos meios serem concebidos com as caracterís­ticas propícias das estradas.”

Augusto da Silva Tomás pediu às empresas beneficiár­ias para cumprirem com rigor os prazos de manutenção dos meios, para que possam ter a vida útil dada pelos respectivo­s fabricante­s.

Número de meios na região ainda é insuficien­te e o ministro promete continuar a trabalhar para aumentar o poder de compra da população

Assegurou que estes transporte­s vão servir o meio urbano, intercomun­al, intermunic­ipal e interprovi­ncial, e devem ser localizado­s no território da Província do Bengo. Por este facto, a Polícia da Viação e Trânsito e a Direcção provincial dos Transporte­s devem velar para que os meios sirvam as repartiçõe­s locais em toda extensão e não noutras províncias.

O governador provincial do Bengo disse que os meios vão beneficiar directamen­te os trabalhado­res dos diferentes sectores públicos e privados, bem como a circulação na zona urbana. João Bernardo de Miranda lamentou o facto de o Bengo dispor de poucos meios, mas garantiu que tanto a Direcção dos Transporte­s como a Polícia de Trânsito estão vigilantes para que os mesmos possam ser utilizados com racionalid­ade.

 ??  ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Operadores de transporte­s públicos receberam os meios
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Operadores de transporte­s públicos receberam os meios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola