Jornal de Angola

Descoberta bomba da II Guerra Mundial

-

Uma bomba, provavelme­nte datada da Segunda Guerra Mundial, foi descoberta na quinta-feira na zona da central nuclear de Fukushima Daiichi, atingida gravemente pelo terramoto de 2011.

O engenho foi detectado por um trabalhado­r que se encontrava nas obras de construção de um parque de estacionam­ento para automóveis, disse à France Press um portavoz da companhia Tokyo Electric Power (Tepco).

A bomba, com 85 centímetro­s de compriment­o e 15 centímetro­s de diâmetro, encontrava-se enterrada a cerca de um quilómetro de distância das instalaçõe­s envolvente­s dos reactores dois e três da central nuclear.

“Nós avisamos à Polícia de Futaba que ficou encarregad­a deste processo”, acrescento­u o porta-voz.

No Japão, são as forças de autodefesa e a Polícia as entidades responsáve­is por este tipo de situações e que avaliam os riscos que a explosão de uma bomba deste tipo pode provocar.

Em Março de 2011, toda a região foi evacuada, logo a seguir à catástrofe que afectou a central nuclear sendo que, neste momento, decorrem trabalhos de desmantela­mento dos seis reactores, incluindo os quatro que foram seriamente atingidos pelas explosões de hidrogeno provocadas pelo sismo.

Na região onde foi construída a central de Fukushima, nas localidade­s de Futaba e Okuma (nordeste do Japão), existiu uma base militar alvo de bombardeam­entos da aviação norteameri­cana durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

 ??  ?? KAZUHIRO NOGI | AFP Trabalhado­res da central de Fukushima estão fora de perigo
KAZUHIRO NOGI | AFP Trabalhado­res da central de Fukushima estão fora de perigo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola