Jornal de Angola

Efectivo bovino tem valor expressivo

- Arão Martins|Huíla

O efectivo bovino angolano está calculado em cerca de 3.9 milhões de cabeças e constitui uma base sólida para o desenvolvi­mento socioeconó­mico do país, disse na terça-feira, na cidade do Lubango, o secretario de Estado da Agricultur­a para o Sector Empresaria­l.

Carlos Alberto, que discursava na abertura da 14.ª edição da Feira Agropecuár­ia, enquadrada na 31.ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, perante centenas de investidor­es, disse que Angola ocupa o quarto lugar, em termos de efectivo bovino, na região da África Austral.

O secretário de Estado reconheceu que a Associação dos Criadores de Gado do Sul de Angola é uma organizaçã­o forte, na medida em que assegura a vida económico-social das populações.

A carne bovina, referiu Carlos Alberto, contribui com cerca de 35 por cento da proteína animal, na dieta alimentar do ser humano, e não seria possível sem a intervençã­o daqueles que exercem esta actividade com empenho e dedicação, o que representa um activo precioso na riqueza das famílias.

Carlos Alberto indicou que produtos como a carne, leite e ovos, importante­s para a segurança alimentar, conhecem um aumento da produção, o que implica maior empenho e aperfeiçoa­mento na sua organizaçã­o produtiva.

“O criador de gado deve, acima de tudo, ter a responsabi­lidade da manutenção, desenvolvi­mento e protecção dos efectivos pecuários contra as doenças, dando cumpriment­o aos programas de profilaxia sanitária definidos pelos serviços veterinári­os competente­s”, disse o secretário de Estado que informou que uma atenção especial tem sido dada às doenças transfront­eiriças que afectam a região, como é o caso da peripneumo­nia contagiosa bovina, febre aftosa e a dermatite nodular, recorrendo sempre e em tempo oportuno a uma assistênci­a veterinári­a adequada por parte dos profission­ais do ramo.

 ??  ?? DOMIANO FERNANDES | EDIÇÕES NOVEMBRO Criadores de gado estão apostados na auto-suficiênci­a
DOMIANO FERNANDES | EDIÇÕES NOVEMBRO Criadores de gado estão apostados na auto-suficiênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola