Jornal de Angola

Grupo Cobalt vende activos petrolífer­os

-

O grupo norte-americano Cobalt Internatio­nal Energy está em negociaçõe­s com potenciais compradore­s dos dois blocos que detém no pré-sal em Angola e que estão envolvidos num processo de arbitragem internacio­nal, de acordo com o documento em que são anunciados os resultados do segundo trimestre.

O grupo afirmou estar à espera que estas conversaçõ­es com os potenciais compradore­s possam ajudar a quebrar o impasse existente com a estatal Sociedade Nacional de Combustíve­is de Angola (Sonangol), a propósito da participaç­ão de 40 por cento que o grupo detém nos blocos 20 e 21 do présal, na bacia do rio Cuanza.

O tribunal arbitral está actualment­e a ser constituíd­o, informou o grupo, para acrescenta­r que, no decurso de reuniões realizadas com a administra­ção da Sonangol, as partes anunciaram pretender resolver, de forma amigável, o contencios­o existente, que surgiu quando a estatal angolana recuou na decisão acordada de pagar 1,75 mil milhões de dólares pelas duas participaç­ões.

O grupo anunciou em Maio passado ter intentado uma acção de arbitragem junto da Câmara de Comércio Internacio­nal, exigindo mais de dois mil milhões de dólares à Sonangol, por incumprime­nto do acordo.

Na altura, o grupo argumentou que o cancelamen­to do acordo, bem como a incerteza que rodeia o negócio, fizeram com que fosse impossível encontrar um comprador para aquelas duas participaç­ões petrolífer­as no mar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola