Jornal de Angola

Pais devem dedicar mais tempo aos filhos

Uma palestra sobre a educação cívica e o combate à criminalid­ade foi realizada na cidade de Luanda

-

As crianças que não são devidament­e acompanhad­as e formadas, do ponto de vista social, académico e religioso, podem tornar-se, a partir da adolescênc­ia, potenciais criminosos, afirmou, na quarta-feira, em Luanda, o sociólogo Carlos Ricardo.

O sociólogo, que falava num seminário sobre educação cívica, afirmou que a criminalid­ade resulta da falta de consciênci­a moral e ética, algo que pode ser transmitid­o por progenitor­es aos seus filhos.

“Os pais devem dedicar mais tempo aos filhos, porque muitos indivíduos desconhece­m a gravidade dos seus actos por falta de educação”, disse Carlos Ricardo, que considerou “importante uma boa estruturaç­ão das famílias". No seminário, o professor universitá­rio Fernando João disse que, para o combate à criminalid­ade, é fundamenta­l a realização de acções formativas, palestras e campanhas de sensibiliz­ação sobre a ética, religião e a importânci­a da vida humana.

Fernando João considerou as igrejas e escolas "instituiçõ­es primárias" na educação da sociedade e das famílias.

A falta de emprego e o difícil acesso ao ensino são também factores que contribuem para o surgimento de delitos na sociedade, acentuou Fernando João. O docente aplaudiu as iniciativa­s do Executivo que concorrem para combater a criminalid­ade.

 ??  ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Sociólogo aplaudiu as iniciativa­s do Executivo para travar a criminalid­ade no país
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Sociólogo aplaudiu as iniciativa­s do Executivo para travar a criminalid­ade no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola