Jornal de Angola

Pérolas derrotam o Japão no quinto jogo de treino

Soubak desvaloriz­a resultados na fase de preparação virada para a descoberta de reforços a serem lançadas nas campeãs

- Teresa Luís

Disputados cinco jogos de controlo de alto nível, com equipas de topo, a Selecção Nacional sénior feminina de andebol conquistou ontem a primeira vitória, diante da similar do Japão, por 22-21, na primeira jornada do Torneio Internacio­nal de Oita.

A prova, que decorre no país do sol nascente até amanhã, está inserida na preparação para o Campeonato do Mundo, a disputar-se na Alemanha de 1 a 17 de Dezembro próximo, com a presença de 24 selecções, divididas em quatro grupos.

Apesar do triunfo tangencial, as campeãs africanas às ordens de Morten Soubak entraram determinad­as em se redimir da derrota sofrida do torneio de Kumamoto. Ao intervalo as selecções produziram o parcial de 13-11, favorável ao “sete” nacional.

No reatamento, as Pérolas marcaram oito golos contra dez das nipónicas, mas ainda assim as pupilas de Soubak conseguira­m conservar a vantagem. Com cinco golos, a meia-distância central Isabel Guialo “Belinha” foi a unidade mais produtiva. As laterais Juliana Machado, Aznaide Carlos e Magda Cazanga somaram cada três tentos, a par da pivô Albertina Kassoma.

Vilma Neganga, meiadistân­cia central, marcou dois golos. Dalva Perez , Vilma Silva e Janeth Santos apontaram cada um. Hoje às 6h00, tempo de Angola, o “sete” nacional defronta a Polónia. No encontro com as polacas, as comandadas de Morten Soubak pretendem fazer melhor e, se possível, somar mais um triunfo.

Angola encerra a preparação após o jogo com a selecção B do Japão. O regresso das Pérolas está previsto para terça-feira. No derradeiro estágio, marcado para Novembro, a equipa nacional disputa o torneio das Quatro Nações, em Paris, capital francesa.

Em cinco jogos, as Pérolas averbaram quatro derrotas, com a Noruega (27-32) e (24-30), Polónia (28-30), Japão A (28-29) e um triunfo com o Japão (22-21). Marcaram 129 golos e consentira­m 142. Com uma média de 23 anos, o “sete” nacional é composto por um misto de atletas experiente­s e novatas.

Helena de Sousa e Swelly Simão (guarda-redes), Aznaide Carlos, Magda Cazanga, Juliana Machado e Ngalula Kanka (meiasdistâ­ncia), Isabel Guialo, Dalva Peres,Vilma Nenganga e Helena Paulo (centrais), Janeth dos Santos, Voineti Domingos, Natália Kamalandua e Vilma da Silva (pontas), Albertina Kassoma e Ríssia Oliveira (pivôs) são as jogadoras à disposição de Morten Soubak.

Angola em mundiais

Angola completa 27 anos de participaç­ão ininterrup­ta em mundiais séniores feminino, depois da estreia em 1990, na Coreia do Sul. Na época apenas 16 selecções discutiam o título. As campeãs africanas terminaram no último lugar, classifica­ção repetida em 1993, na Noruega.

Em 1995, na porva organizada pela Hungria e Áustria, o "sete"nacional ocupou o décimo sexto posto, à frente dos EUA, Costa do Marfim, Brasil e Canadá, num total de 20 participan­tes. Dois anos depois, na Alemanha, já com o actual figurino (24 selecções), Angola manteve a classifica­ção.

As Pérolas subiram um degrau em 1999, no Mundial diputado na Noruega e Dinamarca. Na Itália, em 2001, terminaram no décimo terceiro posto da tabela classifica­tiva, tendo vencido pela primeira vez equipas europeias.

Dois anos depois, na Croácia, Angola retrocedeu e posicionou-se no décimo sétimo lugar, prestação igualada na Rússia, em 2005. O sétimo lugar, em França ‘2007, décimo primeiro na China’ 2009 e o oitavo no Brasil, em 2011, são os melhores registos.

Nas três edições, as angolanas derrotaram selecções como da França, Croácia, Dinamarca, Coreia do Sul e Alemanha. Em 2013, na Sérvia, e no último o Mundial, na Dinamarca, em 2015, caíram na tabela classifica­tiva, terminando no décimo sexto lugar.

O sétimo lugar, em França ‘2007, décimo primeiro na China’ 2009 e o oitavo no Brasil, em 2011, são os melhores registos.

 ??  ?? Jogadoras escolhidas para o estágio alteraram a tendência das partidas de Kumamoto CYPRUS
Jogadoras escolhidas para o estágio alteraram a tendência das partidas de Kumamoto CYPRUS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola