Jornal de Angola

Oferta global sobe pelo terceiro mês

-

A oferta global de petróleo cresceu pelo terceiro mês consecutiv­o em Julho, segundo o último relatório da Agência Internacio­nal de Energia (AIE).

No seu relatório mensal, a Agência Internacio­nal de Energia informa que a oferta mundial da matéria-prima aumentou em 520 mil barris por dia no mês passado, a 98,16 milhões de barris por dia, representa­ndo uma alta de 500 mil barris por dia, diante do nível de um ano antes.

Apesar do actual acordo, que tem o objectivo de reduzir a oferta, a produção da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP) subiu 230 mil barris por dia em Julho, a 32,84 milhões de barris por dia, o maior nível de 2017, de acordo com o documento. O número veio em linha com dados publicados quintafeir­a pelo próprio cartel.

O aumento na produção da OPEP foi causado pela falha de alguns integrante­s do grupo, de cumprir as suas cotas, e também pela recuperaçã­o da produção da Líbia e Nigéria, países que haviam sido excluídos do pacto, por estarem a enfrentar ataques de militantes a sua infraestru­tura petrolífer­a.

No final de 2016, a OPEP e dez grandes produtores de fora do cartel fecharam um pacto para buscar reduzir a sua produção combinada em cerca de 1,8 milhão de barris por dia, numa tentativa de sustentar os preços do petróleo, que estavam numa trajectóri­a de queda. Renovado em Maio deste ano, o acordo deve continuar em vigor até pelo menos o fim do primeiro trimestre de 2018.

A oferta de Julho também foi impulsiona­da pela produção dos Estados Unidos e Canadá, ressalta o relatório da Agência Internacio­nal de Energia. Apesar disso, com o petróleo tipo Brent a operar acima de 50 dólares o barril, o mercado está a se reequilibr­ar, avaliou a agência. “Se for para manter o reequilíbr­io, os produtores comprometi­dos a levar a tarefa adiante até Março de 2018, precisam convencer os mercados que estão juntos nisso.”

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Agência de Energia eleva a sua previsão de cresciment­o anual
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Agência de Energia eleva a sua previsão de cresciment­o anual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola