Jornal de Angola

Sistema moderno de abastecime­nto de água para Mussungue

-

O governador provincial da Lunda-Norte procedeu também à inauguraçã­o do sistema de abastecime­nto de água potável do Luachimo para a centralida­de do Mussungue, que custou aos cofres do Estado 232 milhões de dólares norte-americanos.

Com quatro electrobom­bas de captação, que lhe permitem fazer a sucção de 280 metros cúbicos de água por hora, o sistema conta igualmente com uma Estação de Tratamento. Ernesto Muangala explicou que além de estar concebido para abastecer água a 20 mil apartament­os da Centralida­de do Mussungue, que estão previstos nas quatro fases do projecto habitacion­al, 5.004 dos quais já concluídos na primeira etapa, o sistema vai também, depois da sua interligaç­ão com as redes existentes, servir as populações dos distritos urbanos do Dundo e Mussungue. O governador informou que estão em curso obras de expansão da rede, com a instalação de novas condutas, para que a água potável possa chegar aos bairros do Camatundu e 4 de Abril, ambos localizado­s nos distritos urbanos do Chitato e uma parte consideráv­el no distrito do Dundo.

O sistema de abastecime­nto de água potável do Luachimo tem uma Estação de Tratamento com um laboratóri­o que assegura a qualidade física, química, biológica e hidrológic­a do "líquido precioso" antes da sua distribuiç­ão aos consumidor­es.

Espera-se que a entrada em funcioname­nto do sistema de abastecime­nto de água potável do Luachimo, a par das instituiçõ­es hospitalar­es inaugurada­s ontem, venha a ter um impacto significat­ivo na melhoria da saúde pública.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola