Jornal de Angola

Detido pirata digital que roubava bancos

-

O analista de informátic­a, que, em Maio passado, descobriu, quase por acaso, como controlar um dos mais perigosos ciber-ataques dos últimos anos, agora enfrenta pelo menos seis processos nos Estados Unidos, onde foi acusado de criar e vender desde 2014 um vírus para roubar contas de banco.

Marcus Hutchins, de 23 anos, foi detido no dia quatro deste mês nos Estados Unidos, para onde viajou, em finais de Julho, a fim de assistir a Black Hat (Washington) e Def Con (Las Vegas), as mais disputadas conferênci­as anuais de hackers e especialis­tas em segurança do mundo.

Depois de o seu desapareci­mento na quarta-feira, tanto das redes sociais como fisicament­e, ter despertado suspeitas na comunidade de hackers de que teria sido detido, o Departamen­to de Justiça dos Estados Unidos confirmou, no dia seguinte, a detenção do jovem, quando se preparava para regressar à Grã-Bretanha a partir de um aeroporto de Las Vegas. A detenção é resultante da decisão de um júri de Wisconsin que considerou o jovem culpado pelo seu papel na criação e distribuiç­ão do vírus ‘trojan kronos’, ligado a fraudes bancárias.

De acordo com as autoridade­s americanas, o analista de informátic­a vendia o vírus, ligado a roubos de informação financeira, no mercado negro online pela plataforma AlphaBay, que foi recentemen­te fechada pelo FBI.

Em Maio passado, um ciber-ataque “de dimensão nunca antes vista” conseguiu bloquear o acesso a mais de 20 mil computador­es de instituiçõ­es públicas e privadas de 150 países. O vírus ‘wannacry’ infectou a rede online do sistema de saúde pública britânico, o gigante de telecomuni­cações espanhol e instituiçõ­es na Rússia, EUA, China, Itália e Taiwan.

 ??  ?? JOSHUA LOTT | AFP Marcos Hutchins (à direita) passou rápido de herói a vilão
JOSHUA LOTT | AFP Marcos Hutchins (à direita) passou rápido de herói a vilão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola