Jornal de Angola

Reino Unido quer união aduaneira

-

O Reino Unido aspira ao estabeleci­mento de uma “união aduaneira temporária” que facilite o comércio com a União Europeia (UE), depois de deixar bloco comunitári­o, refere um documento que é hoje publicado pelo Governo.

Londres começa esta semana a fixar a sua posição relativame­nte a temas sensíveis na terceira ronda negocial sobre o “Brexit”, prevista para finais de Agosto, e divulga na quarta-feira um relatório sobre possíveis soluções para a fronteira entre a República da Irlanda e o território britânico da Irlanda do Norte.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, já avançou em Janeiro com a intenção de abandonar a união aduaneira comunitári­a, que assegura trocas comerciais sem tarifas entre ambos os lados do Canal da Mancha, mas impede Londres de negociar os seus próprios acordos comerciais com terceiros países.

O plano do Reino Unido a esse respeito é acordar um “período transitóri­o” de “associação próxima”, em que o intercâmbi­os de bens seja “o mais livre possível e sem fricções” e que permita, ao mesmo tempo, “negociar novas e audaciosas relações comercias com todo o mundo”.

Para o Governo britânico, este cenário dá tempo, tanto a Londres quanto à União Europeia para terminar o desenho de uma futura relação comercial “o mais fluída possível para os importador­es e exportador­es”.

 ??  ?? Theresa May tem novo desafio para o comércio AFP
Theresa May tem novo desafio para o comércio AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola