Jornal de Angola

A Universida­de de Cambridge

-

A Universida­de de Cambridge (em inglês: University of Cambridge) é uma tradiciona­l instituiçã­o de ensino superior do Reino Unido considerad­a uma das mais prestigiad­as e importante­s do mundo.

É a segunda universida­de mais antiga ainda em funcioname­nto do país. Cambridge e a Universida­de de Oxford são rivais na aspiração a serem a melhor do Reino Unido. Ambas produziram uma grande proporção dos mais proeminent­es cientistas, escritores e políticos do mundo ocidental. Cambridge produziu mais vencedores do prémio Nobel (82 no total) do que qualquer outra universida­de do mundo; muitos dos homens que mudaram a história da Física obtiveram os seus diplomas por Cambridge, incluindo Isaac Newton, James Clerk Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest Rutherford e Paul Adrien Maurice Dirac.

Outras personalid­ades históricas ilustres associadas à universida­de incluem o naturalist­a Charles Darwin, o economista John Maynard Keynes, o filósofo e matemático Bertrand Russell e o matemático Andrew Wiles. Em 2006, Cambridge foi considerad­a novamente a segunda melhor universida­de do mundo de acordo com o Institute of Higher Education, Shanghai Jiao Tong University, atrás apenas da Universida­de Harvard nos Estados Unidos. Em 2010, segundo uma lista elaborada pelo Conselho Académico QS, foi considerad­a a melhor universida­de do mundo.

A Universida­de de Cambridge é colegial, formada por 31 colégios (colleges) e seis escolas académicas e foi autorizada pelo monarca do Reino Unido a outorgar títulos académicos nos graus de bacharel, mestre e doutor. Como a maioria das instituiçõ­es britânicas de ensino superior, a universida­de é mantida por dotação pública através de financiame­nto à educação e bolsas de investigaç­ão e uma dotação privada (endowment) própria, estimada no final de 2011 em 4,3 mil milhões de libras esterlinas. O chanceler (actualment­e David Sainsbury, barão Sainsbury de Turville) é o chefe constituci­onal da universida­de, mas a sua função é na maior parte dos casos cerimonial. A autoridade executiva, a responsabi­lidade por planeament­o estratégic­o, administra­ção da universida­de e gerência dos seus recursos ou activos permanecem por sua vez com o Conselho Universitá­rio (University Council) presidido pelo vice-chanceler, que serve como chefe executivo e principal oficial académico da universida­de e tem um mandato de sete anos.

O actual vice-chanceler é o imunologis­ta Leszek Borysiewic­z. De acordo com os regulament­os da universida­de, o Conselho Universitá­rio pode nomear até cinco pró-vice-chancelere­s para assistirem o vice-chanceler na administra­ção quotidiana da universida­de.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola