Jornal de Angola

Há subsídios para membros destacados nas Mesas de Voto

- Adelina Inácio

A CNE aprovou ontem subsídios, entre 30 e 35 mil kwanzas, para serem atribuídos aos membros das Assembleia­s de Voto e ao pessoal auxiliar das eleições gerais.

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) fixou ontem os valores de 30 e 35 mil kwanzas como montante a atribuir aos membros das mesas das Assembleia­s de Voto, de acordo com as funções e responsabi­lidades de cada um.

Os montantes fixados são também para atribuir aos membros auxiliares das Assembleia­s de Voto, com destaque para os assistente­s eleitorais e os operadores logísticos.

A porta-voz da CNE, Júlia Ferreira, disse que o órgão eleitoral apreciou, ainda ontem, a informação da Comissão Provincial Eleitoral do Bié, sobre um incidente rodoviário ocorrido durante a transporta­ção de material eleitoral sensível. A porta-voz esclareceu que foram extraviado­s 3.900 boletins de voto, cabines de voto e outro material constante do kit que se destinava a cinco Assembleia­s de Voto.

Relativame­nte ao material extraviado no incidente, Júlia Ferreira explicou que a CNE decidiu que, ainda que seja recuperado, não será aproveitad­o, por considerar material inutilizáv­el.

A porta-voz informou que o material extraviado será reposto. “A CNE tem material suficiente. Foi definida uma margem de mais de sete por cento em função do universo eleitoral”, garantiu.

Júlia Ferreira garantiu que a CNE está empenhada em apurar com exactidão o que se passou, tendo constituíd­o uma comissão de inquérito para chegar à verdade dos factos. Acrescento­u que foram reforçados os mecanismos de segurança na transporta­ção do material eleitoral sensível.

Ainda na reunião plenária extraordin­ária de ontem, a CNE aprovou uma directiva relativa à gestão do material eleitoral de contingênc­ia, que visa estabelece­r as circunstân­cias em que se pode fazer a sua utilização.

Para tal, foram criados oito centros de aprovision­amento regional nas províncias de Luanda, Benguela, Moxico, Malanje, Huila, Huambo, Lunda-Norte e Cuando Cubango. Observador­es A porta-voz da CNE disse que já foram credenciad­os 1.200 observador­es nacionais e 200 internacio­nais.

Em relação aos observador­es internacio­nais, Júlia Ferreira informou que foram credenciad­os membros de missões diplomátic­as acreditada­s em Angola, a CPLP, SADC, CEEAC e organizaçõ­es e figuras convidadas pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Hoje, a CNE vai credenciar os observador­es da União Africana. Mais observador­es internacio­nais chegam hoje ao país.

 ??  ?? Júlia Ferreira anunciou o extravio de 3.900 boletins de voto num acidente no Bié
Júlia Ferreira anunciou o extravio de 3.900 boletins de voto num acidente no Bié

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola