Jornal de Angola

Moradores do Huambo poupam mais energia

- Mário Clemente | Huambo

O consumo de energia a nível das residência­s de bairros da cidade do Huambo vai atingir custos muito mais baixos, a partir de agora, depois de a Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia (ENDE) ter lançado uma campanha de entrega gratuita de lâmpadas ecológicas aos moradores.

Nesta primeira fase da campanha, que termina no dia 22 deste mês, o município do Huambo está a ser contemplad­o com três mil lâmpadas ecológicas, para que se atinjam níveis de consumo mais reduzidos e se faça uma melhor racionaliz­ação da energia eléctrica.

O director provincial da ENDE, Noé Mota Chitata, explicou que o uso de lâmpadas ecológicas, além de ser de baixo custo, é de menor potência que outro tipo de equipament­o.

Noé Mota Chitata esclareceu igualmente que as lâmpadas ecológicas são mais económicas, têm maior durabilida­de e evitam sobrecarga na rede de distribuiç­ão. Neste momento, a campanha de distribuiç­ão de lâmpadas ecológicas está a ser levada a cabo nos bairros suburbanos de Kapango e de Fátima, em Vila Graça, Calilongue, Casseque I, Bom Pastor e na Centralida­de do Lossambo.

Depois do Huambo, Noé Mota Chitata assegurou que a campanha vai estender-se aos municípios do Bailundo e da Caála, com o mesmo propósito: diminuir o consumo de energia.

Para os clientes que não beneficiar­em de lâmpadas ecológicas, no âmbito da campanha, o director disse que estes munícipes podem as lâmpadas ecológicas nas lojas que vendem material eléctrico. O morador Augusto Manuel, um dos beneficiár­ios do bairro Capango, considerou que a entrega de lâmpadas ecológicas é uma mais-valia para o cidadão, uma vez que ajuda a economizar mais.

“Vamos estar a pagar menos, no que diz respeito ao valor de energia consumida”, salientou.

 ??  ?? ARIMATEIA BAPTISTA EDIÇÕES NOVEMBRO Energia vai atingir custos muito mais baixos na província
ARIMATEIA BAPTISTA EDIÇÕES NOVEMBRO Energia vai atingir custos muito mais baixos na província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola