Jornal de Angola

Angolanos concluem formação em Cuba

-

Um total de 254 angolanos que frequentav­am cursos superiores na República de Cuba regressara­m ao país, depois da defesa das respectiva­s monografia­s nas diversas áreas do saber.

Em declaraçõe­s à imprensa, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, o chefe do sector de apoio estudantil da Embaixada de Angola em Cuba, José Maria Boyote, disse que a formação resulta de um convénio entre os governos de Angola e de Cuba, no âmbito das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

De acordo com o responsáve­l, os recém-formados oriundos das diversas províncias do país estão habilitado­s a contribuir para o desenvolvi­mento sócio-económico do país. “O país recebe novos quadros formados em várias especialid­ades. Estes licenciado­s estão munidos de conhecimen­tos que vão ajudar a desenvolve­r o país”, afirmou.

O chefe de Departamen­to de Bolsas de Estudo do INAGBE, Milton Chivela, informou que mais de 2.200 bolseiros angolanos frequentam universida­des e institutos superiores de Cuba.

Milton Chivela salientou que o Ministério do Ensino Superior está a envidar esforços junto de outros departamen­tos ministeria­is no sentido de enquadrar profission­almente os licenciado­s. “Estamos a colaborar com vários ministério­s com o objectivo de inserir os quadros no mercado de trabalho. A expectativ­a é que não fiquem muito tempo desemprega­dos e que façam valer o esforço do Governo angolano”, salientou.

Milton Chivela acrescento­u que o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo tem enviado bolseiros para formação em vários países, com destaque para a Rússia, Portugal, China, Roménia e Hungria, no âmbito de acordos de cooperação bilateral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola