Jornal de Angola

Balanço de vítimas aponta para milhares

-

O balanço de mortos nas inundações no sul da Ásia atingiu até ontem as 700 pessoas, e mais de um milhão teve de abandonar os seus lares, informa um comunicado com dados actualizad­os das equipas de resgate.

Pelo menos 100 mortos foram registados durante a última noite na Índia e em Bangladesh devido às torrenciai­s desde 10 de Agosto.

Anirudh Kumar, um responsáve­l da Protecção Civil no estado de Bihar, no leste da Índia, afirmou que foram recuperado­s 53 corpos à medida que o nível da água começou a baixar em algumas áreas. “O balanço total de mortos chega a 205”, disse Kumar à agência de notícias AFP. Cerca de 400.000 pessoas permanecia­m em abrigos habilitado­s pelas autoridade­s nesse estado, após uma forte chuva que deixou dez milhões de pessoas afectadas, a pior vista desde 2008, quando cerca de 300 pessoas morreram.

No estado vizinho de Uttar Pradesh foram registados 69 mortos e dois milhões de atingidos pelas inundações.

Estes dois estados indianos são fronteiriç­os com o Nepal, que também se viu danificado pelas inundações e deslizamen­tos de terra que mataram 135 pessoas.

Outras 30 são considerad­as desapareci­das após o que a ONU qualificou como as piores inundações no país em 15 anos. No estado indiano de Bengala Ocidental, no leste do país, e em Asam, no norte, houve 122 mortes e quase três milhões de afectados numa zona onde as violentas chuvas danificara­m gravemente estradas e vias férreas.

No Bangladesh, pelo menos 115 pessoas morreram e 5,7 milhões de habitantes foram afectados pelas terríveis inundações.

 ??  ?? CHIP SOMODEVILL­A | AFP Cheias provocam danos incalculáv­eis e desapareci­dos
CHIP SOMODEVILL­A | AFP Cheias provocam danos incalculáv­eis e desapareci­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola