Jornal de Angola

Bispos católicos pedem respeito pelos resultados

-

A Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) exortou ontem para que o poder político “aceite o que o povo exprimiu de forma livre nas urnas”, depois da divulgação dos resultados provisório­s das eleições gerais no país.

A posição dos bispos católicos angolanos, expressa através do porta-voz da CEAST, D. José Manuel Imbamba, veio na sequência do anúncio pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de que o MPLA e o seu candidato, João Lourenço, lideram os resultados das eleições gerais de 23 de Agosto.

A Igreja Católica angolana já tinha expresso ontem a importânci­a de uma nação “unida” e em “paz”, independen­temente dos resultados eleitorais.

Na quarta-feira, logo após ter votado numa das mesas da Assembleia de Voto número 1.035, montada no pátio da Escola São José, junto à igreja com o mesmo nome, o Cardeal D. Alexandre do Nascimento apelou aos cidadãos para manterem o espírito de serenidade, que se observa no país, até depois do processo eleitoral. D. Alexandre do Nascimento pediu também a Deus que continue a abençoar Angola e disse que o seu voto é sinal de amor e comunhão com os seus compatriot­as.

Apelo ao respeito à vontade popular também foi feito pelo bispo emérito do Lubango, D. Zacarias Kamwenho, que pediu aos concorrent­es às eleições gerais a respeitare­m a decisão e a vontade do cidadão na escolha dos seus dirigentes, na perspectiv­a de se consolidar a democracia e a paz em Angola. “A Conferênci­a Episcopal na sua mensagem solicitou aos partidos políticos no sentido de se fazer das eleições uma festa”, realçou, acrescenta­ndo que a festa da democracia só deve ser completada com respeito.

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES DE NOVEMBRO Porta-voz da CEAST, D. José Manuel Imbamba
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES DE NOVEMBRO Porta-voz da CEAST, D. José Manuel Imbamba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola