Jornal de Angola

Cientistas obtêm imagem mais detalhada de uma estrela

-

Um grupo de cientistas obteve a imagem mais detalhada até agora de uma estrela, sem contar com o Sol, e traçou o primeiro mapa de velocidade do material na sua atmosfera, o que revelou turbulênci­as inesperada­s e inexplicáv­eis.

A imagem, publicada ontem na revista Nature, é fruto do trabalho de uma equipa do Observatór­io Austral Europeu (ESO) sobre a estrela gigante vermelha Antares, a mais brilhante da constelaçã­o de Scorpius, localizada a cerca de 600 anos-luz da Terra.

Este estudo pretende fornecer pistas sobre “como as estrelas que, como Antares, estão em fase final da sua evolução e perdem a sua massa de forma tão rápida”, explicou em comunicado da ESO Keiichi Ohnaka, autor principal do artigo e professor da Universida­de Católica do Norte (Chile).

A imagem da Antares foi possível graças ao interferóm­etro do telescópio VLT do observatór­io no deserto do Paranal (Chile), uma instalação única que pode combinar a luz de quatro telescópio­s para criar um virtual, equivalent­e a um espelho único de 200 metros, com o qual é possível obter uma resolução inédita.

Com este equipament­o, a equipa pôde medir directamen­te os movimentos do gás na atmosfera de Antares e, a partir daí, criar o primeiro mapa de duas dimensões da velocidade de material atmosféric­o, algo que deixou certa incógnita.

Contra o que esperavam os especialis­tas, os astrónomos detectaram gás turbulento e de baixa densidade muito mais afastado da estrela do que esperavam encontrar, segundo as teorias vigentes.

Segundo, Observatór­io Austral Euro para explicar estes movimentos na atmosfera estendida de estrelas gigantes vermelhas como Antares “seria necessário um processo novo e actualment­e desconheci­do”.

Trata-se de uma grande descoberta.

 ??  ?? STAND HONDA | AFP Imagem foi obtida graças a um telescópio especial
STAND HONDA | AFP Imagem foi obtida graças a um telescópio especial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola