Jornal de Angola

A antiga cerimónia japonesa

-

A cerimónia de chá japonesa é uma actividade tradiciona­l com influência­s do Taoísmo e Zen Budismo, na qual o chá verde em pó (matcha) é preparado cerimonial­mente e servido aos convidados. O matcha é feito da planta camellia sinensis.

Os encontros de “chanoyu” são chamados “chakai” (encontro para chá) ou chaji (assuntos do chá). Normalment­e, o termo “chakai” refere-se a um evento relativame­nte simples no qual se oferecem doces típicos, “usucha” (chá suave) e talvez “tenshin” (aperitivo). Já “chaji” refere-se a um evento mais formal, incluindo também uma refeição tradiciona­l “kaiseki” e “koicha” (chá forte). Um “chaji” completo pode durar até quatro horas.

O praticante da cerimónia do chá precisa de ter conhecimen­to de uma ampla gama de artes tradiciona­is que são parte integral do “chanoyu”, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimenta­s japonesas (kimono), caligrafia, arranjo de flores, cerâmica, etiqueta e incensos, além dos procedimen­tos formais de “chanoyu”, que podem passar de uma centena. Assim, o estudo da cerimónia do chá praticamen­te nunca termina. Mesmo para participar como convidado numa cerimónia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré-definidos, a maneira apropriada de portar-se na sala de chá e como servir-se de chá e doces.

Beber chá é um costume introduzid­o no Japão, no século IX, na forma de chá de infusão (dancha) por um monge budista Eichu, quando regressava da China, onde conheceu a erva, de acordo com a lenda. O chá tornou-se a bebida mais consumida no Japão e cultivada em seu próprio território.

O costume de beber chá iniciou de forma medicinal e por exibição de luxo, uma vez que era importado da China no século IX. O autor chinês Lu Yu escreveu o Ch’a Ching, um manual sobre o cultivo e preparação do chá. A vida de Lu Yu foi influencia­da pelo budismo. A ideia dele foi crucial para a criação e aprimorame­nto da cerimónia.

No século XII, um novo tipo de chá surge, o matcha, trazido por Eisai, outro monge japonês regressado da China. Este chá verde mais forte, retirado da mesma planta do chá preto, foi inicialmen­te utilizado em rituais em templos budistas. No século XIII, os samurais consumiam a bebida matcha, como uma adaptação do budismo. O futuro do chá estava traçado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola