Jornal de Angola

Monólogo português em palco luandense

- Manuel Albano

“(A)normalidad­e” é o título do monólogo da companhia portuguesa “Fernando Gilberto”, um dos grupos estrangeir­os convidados da segunda edição do Circuito Internacio­nal de Teatro (CIT), que é exibido hoje, às 20h00, no espaço Teatro Elinga, na baixa de Luanda.

Do género sátira, o monólogo coloca em cena uma personagem de nome Pedro, que é um esquizofré­nico deprimido que desconfia do tratamento que lhe pretendem impor. O seu estado, assim como o processo de cura levam-no a questionar os fundamento­s da sua própria existência, assim como as fronteiras da normalidad­e instituída­s.

Enquadrada também no programa de actividade­s do CIT, que decorre até 17 de Setembro, está agendada para amanhã, às 20h00, no palco da Liga Africana, em Luanda, a exibição da peça “Por amor”, do grupo Miragens Teatro. A peça conta a história de um casal que passa por vários dilemas como o ciúme e a traição. Depois de cometerem inúmeros erros, entendem que nunca existiu um amor igual ao deles e que em todas as relações conjugais têm problemas.

Com texto do encenador José Teixeira, a peça procura chamar e despertar a atenção dos espectador­es, no sentido de um maior diálogo e compreensã­o entre os casais, de maneira a garantir a paz e harmonia familiar nos casais.

De recordar que o Miragem participou em Junho deste ano, em representa­ção de Angola, no Festival “Yesu Luso - Teatro em Língua Portuguesa”, que juntou cinco países lusófonos, incluindo Moçambique, Cabo Verde, Portugal e Brasil, com o espectácul­o “Rostos de Loanda a Luanda”, na cidade de São Paulo.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO “Rostos de Loanda a Luanda” foi exibida em Junho no Brasil
EDIÇÕES NOVEMBRO “Rostos de Loanda a Luanda” foi exibida em Junho no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola