Jornal de Angola

Atentado suicida faz vítimas em Cabul

-

Pelo menos seis pessoas morreram e outras três ficaram ontem feridas num atentado suicida na capital do Afeganistã­o, nas proximidad­es de uma filial do Banco de Cabul e cerca de 300 metros da embaixada dos Estados Unidos e do Tribunal Supremo.

O atentado “suicida” ocorreu por volta das 10h00 (hora local), “perto de um banco” numa zona predominan­temente residencia­l no centro de Cabul, informou à agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Najib Danish.

O porta-voz da Polícia de Cabul, Basir Mujahid, disse que “um suicida fez detonar os explosivos que levava perto de uma das portas (de uma filial) do Banco de Cabul”, e acrescento­u que segundo o último balanço de vítimas cinco “compatriot­as” morreram, além do atacante, e outros nove ficaram feridos.

“O corpo do suicida ficou em pedaços”, afirmou Mujahid, que disse em seguida não se ter conseguido identifica­r as vítimas, mas que “acredita” haver vários civis e membros das forças de segurança “que iam levantar os salários”.

Os talibãs reivindica­ram o atentado através de uma mensagem no Twitter de um dos seus porta-vozes, Zabihullah Mujahid, que assegurou que no ataque “contra a secção militar do Banco de Cabul, morreram e ficaram feridos vários soldados e polícias”.

O Banco de Cabul tem sido alvo habitual de ataques rebeldes nos últimos meses, como o de Junho, quando um atentado suicida com carro-bomba na província de Helmand, causou 34 mortos e 58 feridos.

O atentado de ontem no centro de Cabul acontece depois de na última sextafeira, um ataque suicida a uma mesquita da minoria xiita na capital afegã provocar 28 mortos e mais de 50 feridos, numa ação reivindica­da pelo grupo extremista Estado Islâmico.

 ??  ?? SHAH MARAI | AFP Talibãs reivindica­ram a autoria do ataque contra um banco
SHAH MARAI | AFP Talibãs reivindica­ram a autoria do ataque contra um banco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola