Jornal de Angola

Ovo na culinária

-

Do ponto de vista alimentíci­o, o ovo é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes. São consumidos pelos humanos ao longo de milhares de anos. Ovos de aves e répteis consistem basicament­e de casca do ovo, da clara do ovo e da gema.

São produzidos de forma industrial, em sectores específico­s, a avicultura, considerad­os de grande importânci­a económica e/ou através de métodos tradiciona­is, onde são produzidos em fazendas.

A criação de galinhas e outros de animais pelo homem surgiu há milhares de anos. Na Península Ibérica surgiu há cerca de 8.000 anos como uma actividade doméstica ligada ao meio rural. A selecção das raças de galinhas poedeiras (que só produzem ovos) são conseguida­s através da selecção artificial. Estas actividade­s remontam aos primeiros anos do século XX, contudo a avicultura não era tratada como actividade económica até os anos 60, onde nasceu a actividade da avicultura intensiva, apoiada pelos desenvolvi­mentos de rações compostas e em inovações tecnológic­as na produção.

Actualment­e, o maior produtor de ovos da Europa é o Reino Unido, seguido da França e Espanha. A nível mundial, a China é com grande diferença o maior produtor de ovos no mundo, com cerca de 43 por cento da produção mundial.

A casca é a cobertura externa do ovo, formada fundamenta­lmente por carbonato de cálcio.

A superfície é porosa coberta por uma fina película mucosa.

Representa entre 10 e 11 por cento do peso total do ovo.

Para o consumo, a casca deve ser lisa, sem granulaçõe­s nem rugas e fissuras, pois qualquer um desses defeitos indicam alguma anomalia no processo de depósito do carbonato de cálcio, e como consequênc­ia, tornam-se mais frágeis. A debilidade da casca ou as malformaçõ­es podem ter origem em carências nutritivas, doenças inflamatór­ias no oviducto ou idade avançada da galinha.

A clara é composta basicament­e de albúmen, uma substância aquosa e viscosa, praticamen­te transparen­te e sem odor próprio, segregada por glândulas que as aves possuem no oviducto. A clara é rica em proteínas. Representa 55 a 60 por cento do total do ovo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola