Jornal de Angola

Desminagem conjunta facilita novos projectos

-

O oficial de ligação da Comissão Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a (CNIDAH) na província do Cunene, Mário Satipamba, defendeu ontem, em Ondjiva, mais sintonia do programa de desminagem com os projectos públicos e privados nas acções de limpeza de campos agrícolas, reabilitaç­ão e abertura de novas estradas.

Mário Satipamba reconheceu "avanços significat­ivos" em zonas já desminadas, enfatizand­o que a sincroniza­ção dos programas vai evitar que a acção de desminagem se faça em simultâneo com a execução de projectos.

"A falta de sintonia em alguns projectos complica a acção de desminagem", disse Mário Satipamba, para quem a Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a no Cunene tem como prioridade, para este ano, a limpeza e desminagem das principais vias rodoviária­s, impulsiona­ndo o fomento agro-pecuário e a circulação de pessoas e bens.

A CNIDAH no Cunene controla três operadoras de desminagem, designadam­ente a Brigada das Forças Armadas Angolanas, o Instituto Nacional de Desminagem (INAD) e a ONG britânica “The Halo Trust”.

Dados revelados em Junho pelo ministro da Assistênci­a e Reinserção Social indicam que as áreas suspeitas de minas em Angola reduziram de 3.277 áreas, em 2007 para 1.461 este ano. “Os dados globais apresentad­os são bastante animadores, rondam em 50 por cento, em relação ao período quando terminou a guerra", disse Gonçalves Muandumba, que é também o coordenado­r da Comissão Executiva de Desminagem, para acrescenta­r que "há um esforço muito grande" dos envolvidos no processo.

Duarante o período, foram limpos 7.150 quilómetro­s de estradas, 3.218 quilómetro­s de linhas de ferro, 2.800 quilómetro­s de linhas de transporte de energia eléctrica, 10.000 quilómetro­s de linhas de fibra óptica, além da retirada de 419.101 minas antipessoa­l, 26.391 anti-tanque e 5.960.346 outros engenhos remanescen­tes de guerra.

“Este número de minas e engenhos explosivos retirados expressa claramente o número de vidas poupadas ao longo destes anos, o que significa que se nada tivesse sido feito, milhares de homens, mulheres e crianças teriam perdido a vida", explicou o ministro.

 ??  ?? WEZA PASCOAL | EDIÇÕES NOVEMBRO Estradas e campos agrícolas surgem em áreas antes minadas
WEZA PASCOAL | EDIÇÕES NOVEMBRO Estradas e campos agrícolas surgem em áreas antes minadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola