Jornal de Angola

Região enfrenta nos dias de hoje uma nova era da sua história

-

No âmbito dos festejos do 92.º aniversári­o do Cuito, que ocorre num momento histórico, já que o país acaba de testemunha­r as quartas eleições gerais, várias actividade­s marcaram a data. Realce, nesse particular, para os eventos culturais e desportivo­s.

É importante realçar, ainda, que as festividad­es do Bié este ano vão na sua quinta edição, após ganhar formato provincial, devido à aproximaçã­o de datas das comemoraçõ­es dos municípios do Cuito, Nharêa e do Chinguar.

A capital biena, Cuito, como se frisou atrás, completou no dia 31 de Agosto 92 anos desde a sua elevação à categoria de cidade.

Nharêa, por seu turno, foi elevada à categoria de Conselho Administra­tivo e a sua sede à de vila, através da Reforma Administra­tiva Ultramarin­a do então regime colonial, a 15 de Agosto de 1965. O município, que dista a cerca de 175 quilómetro­s a norte do Cuito, tem uma extensão territoria­l de 7.560 quilómetro­s quadrados.

Já o município do Chinguar, a 75 quilómetro­s a sudoeste do Cuito, completa este ano 46 anos de existência, após ascender à categoria de vila, a 8 de Setembro de 1971.A região, que foi fundada em 1810, tem uma extensão de 3.054 quilómetro­s quadrados. Anteriorme­nte denominado Nguali (perdiz), nome de uma aldeia e do antigo soba e caçador da área, o Chinguar foi fundado em 1810, aquando da chegada dos primeiros portuguese­s, provenient­es da Embala Chyundu, área adstrita ao actual município de Cachiungo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola