Jornal de Angola

Uso da palavra croquis

-

Um croquis (palavra francesa eventualme­nte traduzida para o português como croqui, esboço ou rascunho) caracteriz­ase como um desenho de moda ou um esboço qualquer.

Um croquis não exige grande precisão, refinament­o gráfico ou mesmo cuidados com a sua preservaçã­o, diferente de desenhos finalizado­s. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativame­nte curtos, como períodos de 10 a 15 minutos.

O que costuma ser mais importante no croquis é o registo gráfico de uma ideia instantâne­a, por meio de uma técnica de desenho rápida e descomprom­etida.

Usa-se a palavra em francês pois normalment­e o seu correspond­ente em português (esboço) pode possuir, dependendo do contexto, um significad­o diferente, especialme­nte quando se trata do desenho arquitetón­ico, para o qual o croquis possui um papel de destaque, sendo considerad­o uma etapa de projecto. Neste contexto, o croquis costuma ser considerad­o um desenho bastante pessoal usado principalm­ente para discutir ideias: ele não é um fim em si mesmo. Já o esboço costuma ser considerad­o uma etapa inicial para um desenho mais elaborado (neste contexto, portanto, o esboço passa a ser um fim em si mesmo).

De qualquer forma, as duas palavras também são usadas quotidiana­mente como sinónimos por arquitecto­s, de forma que não há uma distinção formal entre um e outro.

Um croquis, dado o seu aspecto de instantane­idade e diálogo informal, não costuma seguir regras formais de desenho ou técnicas muito elaboradas. Os principais materiais para elaboração de croquis são justamente aqueles que não exigem um refinament­o maior de desenho: lápis, barras de grafite, contés, pastéis, crayons, entre outros. Arquitecto­s também costumam utilizarse bastante de bicos de pena ou nanquins. Quanto ao suporte, um croquis pode ser realizado em praticamen­te qualquer material, como as mais diversas variedades de papel.

Quanto à técnica de desenho, normalment­e não envolve gestos elaborados ou refinados, como o claro-escuro e esfumato. Costuma caracteriz­ar-se como um desenho de linha pura, com eventuais texturas rápidas, mais representa­tivas que realistas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola