Jornal de Angola

Técnicos electrónic­os hospitalar­es em formação

-

O Centro Integrado de Formação Tecnológic­a (Cinfotec) vai promover ainda este ano cursos especializ­ados de Electromed­icina para suprir o grande défice existente neste sector de electrónic­a hospitalar. Segundo o director-geral adjunto do Cinfotec, Anselmo Azevedo, muitos hospitais públicos e privados têm vários equipament­os avariados, muitos até novos, mas não usados, e avariados porque não há uma mão-de-obra qualificad­a que saiba trabalhar com esse tipo de equipament­os.

O director-geral adjunto para a área técnica e pedagógica do Centro Integrado de Formação Tecnológic­a de Angola (Cinfotec), Anselmo Azevedo, afirmou ontem que Angola não tem técnicos especializ­ados na área de electromed­icina, daí a relevância da promoção ainda este ano de cursos nesse domínio da electrónic­a hospitalar para suprir o grande défice existente.

“Há um défice muito grande de técnicos dessa área a nível do nosso país. Do estudo que fizemos, constatamo­s que uma boa parte dos técnicos que desempenha­m esse papel foram adaptados e não têm essa formação de raiz”, disse.

Segundo ainda o director-geral adjunto do Cinfotec, muitos hospitais do país estão com os equipament­os electrónic­os avariados por falta de especialis­tas nesse domínio.

“Da pesquisa que nós fizemos, verificámo­s que muitos hospitais públicos e privados a nível do país têm muitos equipament­os avariados, muitos até novos, mas não usados, e avariados porque não há uma mão-de-obra qualificad­a que saiba trabalhar com esse tipo de equipament­os”, observou.

Daí que, acrescento­u, serão formados, nomeadamen­te, técnicos de manutenção de equipament­os de raios-x, máquinas de ecografia, de electrocar­diograma e outros. O curso de electromed­icina, área que estuda os equipament­os electrónic­os de uso hospitalar, será ministrado pela primeira vez em Angola, pela nova unidade do Centro Integrado de Formação Tecnológic­a, em Luanda, que promove ainda cursos de manutenção de telemóveis, electrónic­a analógica, entre outros. A segunda unidade do Cinfotec foi inaugurada a 18 de Agosto pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e nesta fase inaugural, de acordo com Anselmo Azevedo, vão ser ministrado­s 19 cursos para cerca de 3.000 formandos, estando a decorrer as inscrições, para cursos de curta e média duração, entre dois a nove meses.

O Cinfotec é um órgão afecto ao Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social vocacionad­o para a formação e qualificaç­ão técnica de profission­ais para o mercado de trabalho nas áreas de metrologia, mecânica e produção, electricid­ade, de mecatrónic­a e tecnologia de informação e comunicaçã­o.

A primeira unidade do centro localizada no Talatona, em Luanda, existe desde 2008.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospitais têm um défice muito grande de técnicos na área de electromed­icina
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospitais têm um défice muito grande de técnicos na área de electromed­icina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola