Jornal de Angola

Tendência de queda no ritmo da inflação

Inflação situou-se em 29,01 por cento até ao mês de Julho contra os 35,3 do período homólogo de 2016. Os dados reflectem tendência da queda do ritmo da inflação iniciada em Janeiro deste ano e vêm expressos no relatório divulgado pelo BNA

-

A inflação situou-se em 29,01 por cento até ao mês de Julho contra os 35,3 do período homólogo de 2016. Os dados reflectem uma tendência da queda do ritmo da inflação iniciada em Janeiro deste ano e vêm expressos no relatório do Comité de Política Monetária.

Os preços dos bens e serviços registaram uma subida ligeira, no mês de Julho, ao atingir de 1,77 por cento, contra 1,58 no mês anterior. Mas em relação a Julho de 2016, altura em que o nível de subida de preços se situou em 35,30, trata-se de uma queda significat­iva.

Assim, a inflação dos últimos doze meses situou-se em 29,01 por cento, contra 31,89 no mês anterior e 35,30 no período homólogo de 2016, o que reflecte o curso descendent­e da inflação no mesmo período iniciado em Janeiro de 2017.

Os dados vêm expressos no último relatório do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) reunido na última quinta-feira, na sua septuagési­ma sessão ordinária.

No encontro, que prestou particular atenção à evolução dos preços na economia nacional, o CPM analisou a evolução dos indicadore­s relativos à economia nacional com realce para os sectores real, fiscal, monetário e externo, bem como o comportame­nto da economia internacio­nal.

Durante o mês de Julho, a classe de “mobiliário, equipament­o doméstico e manutenção” foi a que registou o maior aumento de preços com 3,07 por cento.

Já a classe a “alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas” com 0,83pontos percentuai­s foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços em Luanda, seguida da classe 12 referente a “bens e serviços diversos” com 0,26 pontos percentuai­s.

Em relação ao índice de preços no consumidor nacional (IPCN), divulgado pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), o mês de Julho registou uma variação de 1,69 por cento, correspond­endo a um aumento de 0,17 pontos percentuai­s em comparação com o mês anterior (1,52 por cento) e uma redução de 2,57 pontos percentuai­s em relação ao período homólogo de 2016 (4,26).

A província da Huila foi a que registou menor variação com 1,16 por cento, enquanto a de Benguela foi a que registou maior variação com 2,15. No mesmo período, a luibor overnight (um dia) fixou-se nos 22,37 por cento ao ano e, nas maturidade­s de três e 12 meses, as taxas luibor situaram-se em 20,12 e 24,25 ao ano, respectiva­mente.

No período de 21 a 25 de Agosto, o Índice dos Produtos de Preços Vigiados (IPPV) apresentou uma variação de -1,19 por cento, inferior em 0,47 pontos percentuai­s. A análise homóloga espelha um aumento de 0,39 pontos percentuai­s, comparando ao valor de 1,58 por cento de variação anterior.

O feijão catarino (10,02 por cento) e a fuba de milho (9,46) são os produtos de preços vigiados que mais baixaram de preço nos armazéns grossistas de Luanda. A cebola (58,35 por cento) e a carne pojadouro (21,37) registaram o maior aumento de preços. Nos supermerca­dos de Luanda, a massa esparguete (24,44 por cento) e a cenoura (22,59) são os itens que mais aumentaram de preço. O sal (30,23 por cento) e o sabão em barra (29,41) assinalara­m a maior diminuição.

No mesmo período, o BNA realizou vendas de divisas ao mercado no montante de 169,4 milhões (equivalent­e a 189,3 milhões de dólares). Para a gestão corrente do Tesouro Nacional, o Banco Nacional de Angola, enquanto operador do Estado, colocou no mercado primário Títulos do Tesouro no montante de 72,8 mil milhões de kwanzas, sendo 55,8 mil milhões em Bilhetes do Tesouro; 17,0 mil milhões em Obrigações do Tesouro indexadas ao câmbio, bem como 174,6 milhões em Obrigações do Tesouro Não Reajustada­s (OT-NR).

As OT-TXC emitidas foram nas maturidade­s de três anos a taxas de juro nominal de sete por cento ao ano, respectiva­mente, ao passo que as OT-NR emitidas foram nas maturidade­s de dois anos a taxas de juro nominal de 20 por cento ao ano.No segmento de venda directa de títulos ao público, foi colocado o montante de 4,5 mil milhões de kwanzas, em BT nas maturidade­s de 91, 182 e 364 dias e OT na maturidade de três anos. Para efeitos de regulação monetária, o BNA realizou operações de mercado aberto (OMA) no montante de 61,9 mil milhões de kwanzas.

A classe “alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas” com 0,83pontos percentuai­s foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços em Luanda

 ??  ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola analisou na quinta-feira a evolução dos indicadore­s da economia nacional
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola analisou na quinta-feira a evolução dos indicadore­s da economia nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola