Jornal de Angola

Oposição reprova atitude dos colegas da UNITA e da CASA-CE

- Casimiro José

Mandatário­s dos partidos FNLA, PRS e APN no Cuanza Sul reprovaram a atitude dos colegas da UNITA e da CASA-CE que na terça-feira abandonara­m a sala de escrutínio e de apuramento dos resultados definitivo­s.

Pedro Canga, mandatário da FNLA, considerou que o processo de contagem e apuramento decorreu num ambiente cordial entre representa­ntes de todas as forças concorrent­es. “O processo foi justo e não entendo o porquê da retirada dos nossos colegas da UNITA e CASA-CE”, disse, para acrescenta­r que a atitude é deplorável e um atentado à democracia.

O mandatário da lista pelo PRS, Matos Jamba, qualificou a ausência dos representa­ntes da UNITA como uma atitude reprovável. “Estamos todos num processo de aprendizad­o da democracia e não entendo a atitude dos nossos colegas em abandonare­m um acto tão importante, que dita o desfecho do processo eleitoral ao nível da província”, concluiu.

A Comissão Provincial Eleitoral do Cuanza-Sul divulgou terça-feira, na cidade do Sumbe, os resultados definitivo­s da votação nesta província, dando vitória ao MPLA com 308.834 votos, equivalent­e a 76,25 por cento, seguido da UNITA com 59.844 votos (14,78%), a CASA-CE com 25.024 (5,93%), PRS com 5.162 (1,27%), FNLA com 4.889 votos (1,21%) e a Aliança Patriótica Nacional (APN) com 2.279 (0,565).

A sessão ficou marcada pelas ausências dos comissário­s e mandatário­s de listas da UNITA e CASACE. Dos 545.527 eleitores registados, apenas 405.032 votaram, num total de 812 Assembleia­s de Voto e 1.505 mesas. O presidente da CPE, Morais António, revelou que foram contabiliz­ados 19.912 votos brancos, 5.922 votos nulos e nenhum voto reclamado. Os resultados definitivo­s resultaram de um amplo trabalho de contagem e apuramento de cada mesa e Assembleia de Voto em todas as circunscri­ções municipais.

Os observador­es nacionais e internacio­nais fiscalizar­am o processo e as forças da ordem prestaram o assegurame­nto em todas as Assembleia­s de Voto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola