Jornal de Angola

Desmobiliz­ados reforçam a Polícia

- Victor Pedro | Sumbe

Um grupo de 400 desmobiliz­ados das Forças Armadas Angolanas (FAA) ingressou ontem na Polícia Nacional para reforçar o efectivo do Comando Provincial do Cuanza-Sul. Os mesmos foram apresentad­os numa formatura geral realizada ontem, no Sumbe, durante a abertura de um curso intensivo de formação de agentes da Polícia de ordem pública.

O comandante provincial da Polícia Nacional, Alberto Lisboa Mário, que presidiu o acto afirmou que o recrutamen­to de novos efectivos é uma estratégia do Executivo tendente a melhor a segurança pública, através do aumento da capacidade operativa das forças da ordem e prevenção e combate à criminalid­ade.

Alberto Lisboa Mário lembrou que a Polícia Nacional deve defender a legalidade e dedicação à causa pública e agir proactivam­ente na detecção e resolução de problemas, adopção de boas práticas, sublinhand­o que estes valores vão ser transmitid­os durante o curso intensivo que abriu ontem e encerra no dia 16 deste mês. O oficial superior frisou que durante o curso vão ser transmitid­os conhecimen­tos técnico-profission­ais visando um correcto desempenho da função policial, assente no desenvolvi­mento de atitudes, valores e uma cultura alicerçada no respeito das leis e estabeleci­mento de boas práticas, relações humanas e interacção com os cidadãos.

Entre os temas a serem ministrado­s constam as normas e procedimen­tos de actuação do agente da polícia, como elaborar os autos de notícia, de participaç­ão, notícia e apreensão, em que circunstân­cias se deve realizar uma busca dirigida, como proceder a detenção de um delinquent­e ou criminosos e procedimen­tos a adoptar.

“A missão que hoje assumem, de garantir a tranquilid­ade e a ordem pública surge para aumentar o leque de conhecimen­tos que vós tendes, em termos militares, o que significa que a nobreza da missão não terminou mas sim continua, mudando apenas a farda", exortou.

Aos novos efectivos da dedicação e responsabi­lidade pelo facto de o impacto social do seu ingresso no Ministério do Interior ser garantia da redução da criminalid­ade e sinistrali­dade.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Polícia Nacional no Cuanza-Sul está agora mais bem equipada
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Polícia Nacional no Cuanza-Sul está agora mais bem equipada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola