Jornal de Angola

Constituin­te pede diálogo sobre a crise

-

A Assembleia Nacional Constituin­te da Venezuela convocou na quinta-feira todos os sectores produtivos do país e os cidadãos a participar­em num diálogo para reverter o modelo de contribuiç­ão orçamental do petróleo, o qual responsabi­liza pelos graves problemas económicos do país.

Os mais de 500 constituin­tes que formam o órgão plenipoten­ciário ditaram um “decreto de convocação ao diálogo nacional constituin­te para a economia produtiva e diversific­ada”, informou a secretaria da assembleia, após a votação aprovada por unanimidad­e.

Os membros da Assembleia Constituin­te, todos vinculados ao partido que sustenta o governo, consideram que o país esteve “caracteriz­ado por uma dependênci­a quase exclusiva da exploração e comerciali­zação do petróleo, relegando a promoção e consolidaç­ão do aparelho produtivo diverso”, segundo o decreto. Nesse sentido, os governante­s abriram um convite aos empresário­s “e trabalhado­res da economia comunal e do Estado” e à Assembleia Constituin­te para debater propostas sobre um novo modelo económico.

Os constituin­tes assegurara­m que, com esta convocação, pretendem reunir representa­ntes dos sectores comercial, industrial, financeiro, farmacêuti­co, agro-alimentar, de hidrocarbo­netos, petroquími­co, de minas, de turismo, florestal, de construção, de telecomuni­cações e informátic­a de todo o país.

A Venezuela jamais tinha experiment­ado uma crise económica como a que vive actualment­e, com a deterioraç­ão do sistema de saúde, de distribuiç­ão dos produtos mais básicos para a alimentaçã­o e a saúde, e o agravament­o dos problemas de inseguranç­a.

A presidente da Assembleia Constituin­te, Delcy Rodríguez, responsabi­lizou a oligarquia “colombiana” pela crise venezuelan­a.

 ??  ?? YAMIL LAGE | AFP Governo venezuelan­o promete superar os momentos difíceis
YAMIL LAGE | AFP Governo venezuelan­o promete superar os momentos difíceis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola