Jornal de Angola

IEBA no Zaire realiza sessão de cirurgias de cataratas

-

Uma sessão de cirurgia de cataratas (doença que provoca cegueira) está marcada para o mês de Outubro, no Centro Oftalmológ­ico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), em Mbanza Kongo, Zaire, informou ontem o médico especialis­ta Miguel Vinda.

Miguel Vinda, que também é o coordenado­r da província do Zairedo do Programa de Luta Contra a Cegueira, esclareceu ainda que na última sessão de cirurgia de cataratas, realizada entre finais de Maio e princípio de Junho de 2017, foram operados 93 pacientes, na sua maioria idosos, estando, neste momento, a fazer-se a triagem para a próxima fase.

Para os próximos dias, Miguel Vinda informou estar prevista a deslocação de uma equipa móvel de especialis­tas aos restantes cinco municípios da província do Zaire, onde deve realizar-se uma série de triagens e consultas a eventuais portadores de cataratas, sendo os casos positivos a serem identifica­dos passíveis de ser operados em Mbanza Kongo.

O oftalmolog­ista prevê a criação de condições para que nos próximos 12 meses haja uma equipa de especialis­tas que se vai ocupar, de forma permanente, do tratamento cirúrgico e medicament­oso de casos de cataratas no centro da IEBA, na capital da província, havendo intenção de capacitar mais médicos na especialid­ade.

Miguel Vinda anunciou a possibilid­ade da extensão dos serviços à vizinha província do Uíge, a começar pelo município de Maquela do Zombo, na comuna de Kibokolo, onde se espera abrir um centro oftalmológ­ico em 2018.

O coordenado­r do Programa de Luta Contra a Cegueira, Miguel Vinda, explicou que existem vários tipos de cataratas, algumas traumática­s e outras congénitas, que afectam adultos, assim como crianças e jovens, cujo tratamento passa, necessaria­mente, por uma intervençã­o cirúrgica.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Estão criadas as condições para o êxito da campanha
EDIÇÕES NOVEMBRO Estão criadas as condições para o êxito da campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola