Jornal de Angola

Saneamento melhora em Mbanza Kongo

-

A colocação, desde o princípio do mês de Agosto, de dez contentore­s de plástico, de cinco metros cúbicos cada, para o depósito de resíduos sólidos, nos bairros periférico­s da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, melhorou substancia­lmente o saneamento básico da localidade.

A zona do antigo mercado municipal de Mbanza Kongo, localizada no bairro 11 de Novembro, foi até ao mês de Julho deste ano um dos grandes focos de depósito de lixo no chão por parte dos moradores, situação que ficou ultrapassa­da com a instalação de três contentore­s naquela via de acesso à ponte de Mayoka.

Munícipes contactado­s destacaram a iniciativa da Administra­ção Municipal de Mbanza Kongo em colocar contentore­s nos locais de maior aglomeraçã­o populacion­al, contribuin­do para a higiene e saneamento básico dos bairros periférico­s.

Manuel Silva, morador do bairro 11 de Novembro, disse que com os novos contentore­s de plástico fica para trás o cenário desolador que caracteriz­ava a zona do antigo mercado municipal, onde o lixo era depositado no asfalto.

De acordo com a fonte, tendo em conta o cresciment­o demográfic­o da cidade de Mbanza Kongo, a Administra­ção Municipal deverá também colocar contentore­s de lixo nos novos bairros, que, dia após dia, vão surgindo na periferia desta urbe.

“Os moradores do bairro 11 de Novembro sentem-se, agora, aliviados com a instalação de novos contentore­s, pois deitávamos o lixo na via pública, o que é anormal”, referiu Manuel Silva, que apelou à população para uma educação ambiental.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola