Jornal de Angola

Aqueciment­o do mar supera expectativ­as

-

Uma experiênci­a qualificad­a pelos seus autores como o “mais realista até ao momento sobre o aqueciment­o do oceano” aponta que os efeitos desse fenómeno no futuro “podem superar amplamente as expectativ­as”, revela um estudo publicado na quintafeir­a pela revista Current Biology.

Pesquisado­res do Estudo Antárctico Britânico e do centro de investigaç­ão ambiental Smithsonia­n decidiram aquecer uma fina camada de água do fundo do mar em torno da estação de Rothera, na Antárctida, onde foram instalados painéis especiais.

O aqueciment­o foi de um e dois graus acima da temperatur­a ambiente, que é o aumento global da temperatur­a que, acredita-se, poderia reproduzir-se nos próximos cem anos.

Como resultado, foram observadas “enormes consequênc­ias no conjunto marítimo”, já que as taxas de cresciment­o de alguns organismos quase dobraram. “Surpreende­u bastante”, afirmou em comunicado o membro da equipa Gail Ashton, que destacou que não era esperada “uma diferença significat­iva observável em comunidade­s da Antárctida” com um aumento de um grau centígrado da temperatur­a.

O especialis­tra indicou, também, que passou a maior parte da sua carreira a trabalhar em climas temperados, onde as comunidade­s de organismos experiment­am oscilações da temperatur­a muito maiores.

 ??  ?? VALERY HACHE | AFP Alterações clmáticas têm efeitos nefastos para os oceanos
VALERY HACHE | AFP Alterações clmáticas têm efeitos nefastos para os oceanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola