Jornal de Angola

Selecção de juniores desembarca em Abidjan

- Teresa Luís

A dois dias do início da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer em Abidjan, capital da Costa do Marfim, a Selecção Nacional júnior feminina de andebol viaja hoje para o palco da prova, após cumprir o estágio em Portugal.

Orientadas pela dupla Edgar Neto e José Chuma, as campeãs africanas começam a defesa do título na segundafei­ra diante do Mali, numa partida marcada para as 15h00.

A julgar pelo estágio realizado na região de Leiria, o “sete” nacional augura ter uma boa prestação na competição continenta­l, onde ambiciona a revalidaçã­o do título. No encontro com as malianas, as “meninas” de ouro pretendem jogar ao mais alto nível e lograr os dois pontos em disputa. Na terça-feira, Angola defronta a sua similar de Cabo Verde, num desafio agendado para as 15h00. Segundo o calendário da CAHB, na quartafeir­a, as pupilas de Edgar Neto descansam e no dia seguinte jogam com a selecção anfitriã. Depois, seguemse as partidas com a Argélia, o Egipto e a República Democrátic­a do Congo.

Angola persegue a conquista do décimo troféu africano, após os triunfos em 1994 e 1996 (Cairo),1998 (Abidjan), 2000, 2004 e 2006 (Tunis), 2009 (Abidjan), 2013 (Oyo) e 2015 (Nairobi). A Costa do Marfim e a Nigéria têm cada três títulos, ao passo que a Argélia e o Congo Brazzavill­e possuem um cada.

Helena Paulo, Aminata Kanka, Eliane Paulo, Luzia Kiala, Vera Ngonga, Patrícia Neto, Giza Marques, Audília Carlos, Natália Kamalandua (capitã), Emingarda Ferreira, Ilodia Joaquim, Mafuta Pedro, Celma Mário, Zolinda dos Santos, Ruth João e Francisca João são as jogadoras que disputam o Africano na Costa do Marfim. Inocêncio Júnior (vice-presidente da federação), Fábia Raposo (vogal), José Chuma (técnicoadj­unto), Mauro Cassoma (seccionist­a), Bento Francisco (médico) e Graça Monteiro (fisioterap­euta) completam a delegação angolana.

 ??  ?? KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO Técnico tem a missão de manter a senda de conquistas
KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO Técnico tem a missão de manter a senda de conquistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola