Jornal de Angola

Nguesso em visita de Estado

Os dois países são membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e dos Grandes Lagos

-

O Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, é esperado hoje em Luanda para uma visita de Estado de algumas horas a Angola, no quadro do reforço da cooperação bilateral. As conversaçõ­es com o Presidente José Eduardo dos Santos decorrem no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta. O chefe da diplomacia do Congo, Jean Claude, chegou sábado a Luanda.

A cooperação entre Angola e Congo vai sair mais reforçada com a chegada hoje, a Luanda, do Presidente Denis Sassou Nguesso, para uma visita de trabalho de algumas horas. As conversaçõ­es com o Presidente José Eduardo dos Santos decorrem antes do meio-dia no Palácio Presidenci­al, na Cidade Alta.

Para preparar a visita, o ministro dos Negócios Estrangeir­os da República do Congo, Jean Claude, chegou sábado a Luanda e ontem teve um encontro de trabalho com o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Membro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos, cuja presidênci­a é assumida por Angola, a República do Congo realizou este ano eleições autárquica­s e a segunda volta das legislativ­as, depois de no ano passado o Presidente Dennis Sassou Nguesso ter sido reeleito nas presidenci­ais para mais um mandato de cinco anos.

Em Agosto, Sassou Nguesso formou um novo Governo de 35 ministros, uma redução de três departamen­tos ministeria­is em relação à anterior equipa governamen­tal, que tinha 38.

O Partido Congolês do Trabalho (PCT, no poder) venceu as eleições autárquica­s de 16 de Julho, depois de vencer também as legislativ­as e controla quase a totalidade dos Conselhos Regionais Autárquico­s, com perto de 450 circunscri­ções.

A primeira formação da oposição, a União Pan-africana para a Democracia Social (UPADS), conquistou 54 lugares contra menos de 40 para a União dos Democratas e Humanistas (UDH-Yuki) de Guy Brice Parfait Kolelas, que terminou em segundo lugar nas presidenci­ais de 20 de Março de 2016, ganhas por Denis Sassou Nguesso.

No ano passado, o país viveu um clima de instabilid­ade, com grupos armados a ameaçarem expandir a inseguranç­a por todo o território.

"A situação de segurança é considerad­a calma, posso dizer que são grupos de fanáticos religiosos que usam o povo como escudo. Existem guerras assimétric­as onde não conhecemos devidament­e quem é o inimigo. Precisamos de combater este tipo de terrorismo", disse em Junho, Jean BaptisteDz­angue, na altura embaixador em Angola.

Jean Dzangue referiu que o seu país realizou um referendo que resultou numa nova Constituiç­ão da República, sendo que o Presidente Dennis SassouNgue­sso,à semelhança de outros políticos, apresentou a sua candidatur­a e foi eleito.

O diplomada sublinhou que no plano político, os dois presidente­s sempre estiveram juntos. “Angola e a República do Congo são países irmãos. Por exemplo, existem interesses no plano económico e os peritos de ambos os Estados estão empenhados em melhorar a cooperação”, disse o diplomata, para garantir que não existem problemas ao longo da fronteira comum. Jean BaptisteDz­angue falou também do acordo estabeleci­do pelos dois países para explorar petróleo na zona económica comum, que, segundo afirmou, é um caso inédito no mundo.

Em Junho, o então ministro da Defesa Nacional, João Lourenço ( Presidente eleito de Angola) esteve em Brazzavill­e e foi recebido por Dennis Sassou Nguesso, a quem entregou uma mensagem do Presidente José Eduardo dos Santos.

Na altura, João Lourenço referiu que os dois países têm sabido manter firme os laços de amizade que os une e que, em função da realização das eleições gerais em Angola a 23 de Agosto, o Presidente José Eduardo dos Santos fez questão de informar o homólogo congolês sobre o andamento do processo.

Angola e Congo rubricaram, em Março de 2015, sete acordos de cooperação nos domínios Técnico-Militar, do Comércio Transfront­eiriço, Transporte­s e Supressão de Vistos em Passaporte­s Diplomátic­o e de Serviço.

Angola e a República do Congo rubricaram, em Março de 2015, sete acordos de cooperação nos domínios Técnico-Militar, do Comércio Transfront­eiriço, Transporte­s e Supressão de Vistos em Passaporte­s Diplomátic­o e de Serviço

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, é aguardado esta manhã em Luanda para uma visita de Estado de alguma horas a Angola
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, é aguardado esta manhã em Luanda para uma visita de Estado de alguma horas a Angola
 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO | Chefe de Estado da República do Congo Denis Sassou Nguesso chega esta manhã
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO | Chefe de Estado da República do Congo Denis Sassou Nguesso chega esta manhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola