Jornal de Angola

TENSÃO DIPLOMÁTIC­A

Rússia condena encerramen­to de consulados nos Estados Unidos

-

A Rússia exigiu ontem aos Estados Unidos que revertam a sua decisão de fechar instalaçõe­s diplomátic­as russas em território norte-americano, sublinhand­o que, caso contrário, Washington será o único responsáve­l pela deterioraç­ão das relações entre os dois países.

“Nós consideram­os o que aconteceu como um acto hostil e uma grosseira violação do direito internacio­nal”, disse o ministro dos Negócios Estrangeir­os da Rússia, Sergei Lavrov.

A Rússia exigiu, assim, “às autoridade­s norteameri­canas que entreguem imediatame­nte as propriedad­es diplomátic­as russas”, consideran­do que sem isso “os Estados Unidos assumirão a total responsabi­lidade pela contínua deterioraç­ão das relações entre os dois países”.

No sábado, os russos tiveram que evacuar o seu consulado em São Francisco, bem como duas instalaçõe­s diplomátic­as em Nova Iorque e Washington para permitir que agentes federais dos Estados Unidos os examinasse­m a confirmar o seu encerramen­to.

“Os serviços secretos americanos, com a ajuda da polícia, agora ocupam os prédios”, afirmou o ministro russo.

A diplomacia russa já tinha manifestad­o receios de que essas inspecções pudessem ser “usadas pelos serviços especiais norte-americanos para organizar uma provocação contra a Rússia”, colocando objectos compromete­dores nas suas instalaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola