Jornal de Angola

Bispo apela ao respeito e manutenção da estabilida­de

-

O bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, Afonso Nunes, apelou ontem, em Luanda, aos partidos concorrent­es às eleições de 23 de Agosto para preservare­m o clima de paz e harmonia.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final de um culto de acção de graças alusivo ao 43º aniversári­o do regresso de Simão Toco a Angola, o bispo apelou aos jovens a não aderirem a qualquer manifestaç­ão que ponha em perigo o processo eleitoral e que leve a distúrbios ou arruaças.

“O povo angolano deu um exemplo de maturidade política no dia 23 de Agosto. É importante que os partidos concorrent­es respondam da mesma forma”, declarou o bispo Afonso Nunes, acrescenta­ndo que os políticos devem aprender a perder e a ganhar, respeitand­o a vontade do povo expressa nas urnas.

A Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) também já exortou o poder político para que “aceite o que o povo exprimiu de forma livre nas urnas”. A posição dos bispos católicos angolanos, expressa através do porta-voz da CEAST, D. José Manuel Imbamba, veio na sequência do anúncio pela CNE de que o MPLA e o seu candidato, João Lourenço, lideram os resultados das eleições gerais de 23 de Agosto. A Igreja Católica angolana já tinha expresso ontem a importânci­a de uma nação “unida” e em “paz”, independen­temente dos resultados eleitorais.

Na quinta-feira, um conjunto de quatro plataforma­s ecuménicas pediu, em Luanda, aos políticos para demonstrar­em maturidade política, através de declaraçõe­s que garantam credibilid­ade ao processo eleitoral e evitar interpreta­ções que ameacem a estabilida­de política e social do país. Numa conferênci­a de imprensa, as plataforma­s ecuménicas compostas pela União das Igrejas do Espírito Santo em Angola (UIESA), Conselho de Igrejas de Reavivamen­to de Angola (CIRA), Igreja de Coligações Cristãs de Angola (ICCA) e pela Convenção Nacional de Igrejas Cristãs de Angola (CONICA) recomendam comediment­o as forças políticas, aos militantes e às instituiçõ­es e pedem que sejam evitados comportame­ntos anti-sociais.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Bispo Afonso Nunes está contra incentivo à violência
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Bispo Afonso Nunes está contra incentivo à violência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola