Jornal de Angola

Refugiados rohingyas chegam ao Bangladesh

-

O êxodo dos rohingyas que fogem da violência no noroeste de Myanmar continua a aumentar e já são mais de 70 mil os membros desta etnia minoritári­a muçulmana que entraram no Bangladesh, informou ontem o Alto Comissaria­do da ONU para os Refugiados (Acnur).

“Até agora há 73 mil novas chegadas a Cox's Bazar (sudeste do Bangladesh) desde que a violência aumentou em 25 de Agosto”, indicou à Agência noticiosa Efe um porta-voz do Acnur no Bangladesh, Joseph Surjamoni Tripura.

A fonte apontou que os rohingyas refugiam-se nos campos habilitado­s para os membros desta comunidade na zona, em centros improvisad­os e nas aldeias. A chegada em massa de dezenas de milhares de rohingyas provenient­es do estado Rakhine, no noroeste de Myanmar, começou em 25 de Agosto depois de um ataque do grupo rebelde Exército de Salvação Rohingya de Arakan (ARSA) contra postos da polícia e militares na zona que causou mais de 100 mortos. As autoridade­s birmanesas confirmara­m mais de 100 mortos em Rakhine, a maioria de rebeldes, de acordo com a imprensa local, e mais de 50 faleceram na tentativa de chegar a Bangladesh, segundo fontes deste último país. Organizaçõ­es não-governamen­tais denunciara­m violações dos direitos humanos e execuções extrajudic­iais, e a ONU expressou na sexta-feira “profunda preocupaçã­o” pelos relatórios sobre a violência perpetrada pelas forças de segurança de Myanmar ao mesmo tempo que pediu calma para “evitar uma catástrofe humanitári­a”.

Este novo êxodo ocorre nove meses depois de pelo menos 70 mil rohingyas terem abandonado a mesma zona na sequência de ataques indiscrimi­nados do Exército após uma ofensiva de rebeldes desse grupo minoritári­o, numa campanha militar denunciada pela ONU e ONG.

 ??  ?? EMRUL KAMAL | AFP Nações Unidas exigem o fim da violência na antiga Birmânia
EMRUL KAMAL | AFP Nações Unidas exigem o fim da violência na antiga Birmânia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola