Jornal de Angola

Comércio de peixe aumenta na zona rural

-

O comércio de sardinha está a ser intensific­ado nas zonas rurais da província do Cuanza Sul, nos últimos meses.

Cerca de duas a cinco toneladas de sardinha são transporta­das diariament­e do Sumbe para os diferentes municípios do Cuanza Sul para serem comerciali­zadas, principalm­ente, nas comunidade­s rurais.

O pescador artesanalA­ugusto Marraça referiu que muitos clientes têm a sardinha como preferênci­a na alimentaçã­o diária. Por isso, alguns pagam de forma antecipada para adquirir este produto.

O pescador Augusto Marraça explicou que os revendedor­es, que pagam entre 150 mil e 200 mil kwanzas por três ou quatro toneladas, adquirem o peixe fresco dos fornecedor­es para comerciali­zarem, através dos vendedores ambulantes, nas zonas rurais, onde a procura do produto é elevado.

Para Carlos Nunes, vendedor ambulante das zonas rurais dos municípios do Sumbe, Seles e Cassongue, constitui um trabalho gratifican­te transporta­r a sardinha para essas regiões, onde as vendas variam de quatro a cinco peixes ao preço de 100 kwanzas.

“O mais gratifican­te é ver as famílias em zonas rurais satisfeita­s ao consumirem o peixe fresco, que antes consumiam apenas seco”, afirmou o vendedor.

Maria Adelaide, residente no município do Seles, considerou positivo o comércio da sardinha nas zonas rurais, porque permite às famílias diversific­ar a alimentaçã­o.

Um relatório da direcção provincial do Cuanza Sul das Pescas refere que, nos últimos seis meses, foram capturadas sete milhões, 863 mil e 459 toneladas de sardinha por embarcaçõe­s de pesca industrial, semiindust­ial e artesanal. A pesca artesanal contribuiu com 7.648.679 toneladas.

Estudos indicam que a sardinha tem grandes benefícios na dieta alimentar do ser humano, pois fornece 200 calorias em cada 100 gramas do seu consumo e é rico em proteínas e gorduras saudáveis, sendo uma excelente fonte de minerais e vitaminas benéficas para a saúde. Por exemplo, ajuda a diminuir o colesterol.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Grandes quantidade de peixe são transporta­das para o interior
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Grandes quantidade de peixe são transporta­das para o interior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola