Jornal de Angola

Idosos abandonado­s por familiares estão melhor acomodados

-

milhares de idosos eram abandonado­s à sua sorte, depois de acusados de práticas feiticeira­s. Muitos eram maltratado­s pelos familiares, enquanto outros enfrentava­m dificuldad­es por falta de alguém que os cuidasse, situação que obrigou o Governo Provincial do Uíge a investir na construção de um lar para idosos, na localidade do Quituma, na sede provincial. Nos dias que correm, o lar alberga 40 idosos oriundos de várias províncias do país. No Centro de Idosos do Quituma, funcionam sete trabalhado­res, entre cozinheiro­s, lavadeiras e jardineiro­s.

“Aqui, os velhos são bem tratados. Oferecemos as três refeições diárias, o pequenoalm­oço, almoço e o jantar. Além daquilo que recebemos da Direcção Provincial da Assistênci­a e Reinserção Social, temos contado também com os apoios de outros parceiros sociais”, garantiu a responsáve­l do lar, Maketo Madalena, antes de lamentar a falta de energia eléctrica e defender a necessidad­e de construir-se a vedação do recinto ocupado pela infraestru­tura, para evitar a vandalizaç­ão do bem público e garantir maior protecção à integridad­e física dos idosos.

“As famílias devem cuidar melhor dos mais velhos. Hoje somos jovens, mas amanhã também seremos velhos. Por isso, acusar os idosos de feiticeiro­s, abandoná-los ou maltratá-los, em nada ajuda na unificação das famílias. Eles são as biblioteca­s vivas de qualquer região ou país”, lembrou Maketo Madalena.

 ??  ?? No passado,
No passado,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola