Jornal de Angola

A pintura renascenti­sta

-

De um modo geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura.

Podemos distinguir três grandes escolas com caracterís­ticas próprias: a florentina, de Florença, que se caracteriz­ou pelo racionalis­mo demonstrad­o tanto pelo predomínio da linha sobre a cor, como pelo “sfumato”; a veneziana (de Veneza), caracteriz­ada pelo sentimento, pela emoção, o predomínio da cor sobre o desenho ou a linha; e a romana, que tenta equilibrar linha e cor, razão e sentimento.

A pintura renascenti­sta inovou com a descoberta da perspectiv­a, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista.

Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilit­ou novas associaçõe­s e graduações da cor.

Por fim, o surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram uma circulação mais fácil das obras e do pensamento. Leonardo da Vinci (14521519).

Maior figura da pintura renascenti­sta, também da escola florentina, Leonardo considerav­a-se, em primeiro lugar, um cientista. Imaginou máquinas voadoras, estudou mecânica, geologia, ótica, hidráulica, anatomia, botânica e astronomia.

Além de pintor foi desenhista, escultor, engenheiro e arquiteto.

Seus estudos de perspectiv­a são considerad­os insuperáve­is.

O “sfumato”, técnica de uso de tons claros e escuros, foi utilizado em suas obras com maestria. Seu trabalho mais conhecido, talvez a obra de arte mais reproduzid­a mundialmen­te, é a “Monalisa”. Vários artistas fizeram sua releitura ao longo dos tempos, como Botero, Duchamp (mestre da arte contemporâ­nea) e Andy Warhol, no século 20.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola