Jornal de Angola

Petro de Luanda persegue a liderança nos Coqueiros

- António Cristóvão

ASA e Petro de Luanda jogam hoje às 16h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, para a conclusão da 20.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, que pode provocar alteração no topo da tabela classifica­tiva.

Os aviadores têm o segundo encontro difícil em quatro dias. Na ronda do final de semana a equipa do aeroporto orientada por Paulo Saraiva venceu o Interclube, por 10, no estádio 22 de Junho, enquanto os tricolores golearam o Recreativo da Caála (30), no Estádio Nacional 11 de Novembro, na 23.ª jornada.

Na primeira volta da presente temporada o ASA foi derrotado por 0-2, no Estádio Nacional 11 de Novembro, enquanto no ano passado as equipas empataram sem golos no segundo desafio, quando no primeiro os petrolífer­os venceram, por 0-3, na condição de visitante.

Em caso de vitória o conjunto do aeroporto deixa a 12.ª posição e junta-se ao FC Bravos do Maquis, no 11.º lugar da tabela classifica­tiva, com 25 pontos, mas com vantagem no critério de desempate. Os aviadores empataram a uma bola na primeira volta e venceram na segunda, por 1-0, frente aos maquisarde­s. Já os tricolores estão proibidos de perder, já que almejam alcançar a liderança.

O empate coloca a formação petrolífer­a em igualdade pontual com os militares do Rio Seco, no topo da classifica­ção, antes da disputa decisiva pelo comando da prova, no próximo no Estádio Nacional 11 de Novembro.

No histórico entre as equipas, o Petro entra em vantagem nos resultados, mas tem de confirmar o favoritism­o diante de um adversário sedento de pontos, já que se encontra na zona dos aflitos da classifica­ção.

Trata-se de um bom jogo em perspectiv­a, apesar do período de alguma inconstânc­ia competitiv­a dos aviadores na prova. A reedição de um dos dérbis mais antigos do Campeonato Nacional pode registar momentos de grande equilíbrio.

O desafio foi remarcado pelo Conselho Técnico Desportivo da FAF devido à cedência, pelo Petro, de mais de três atletas à Selecção Nacional, nas eliminatór­ias de apuramento para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CHAN), a ter lugar em 2018, no Quénia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola