Jornal de Angola

Jovens de Luanda mostraram maturidade nas eleições gerais

-

Provincial de Juventude de Luanda (CPJL) elogiou a maturidade política demonstrad­a pelos jovens da capital do país nas eleições gerais e consideram um contributo na consolidaç­ão da paz e da democracia.

Num comunicado, o conselho elogia a juventude e augura que este comportame­nto ordeiro, organizado e patriótico demonstrad­o predomine sempre em actividade­s ou eventos do género. A postura, acrescenta o documento, contribui para cimentar a paz e atrair cada vez mais investimen­tos nacionais e estrangeir­os, garantindo mais empregos para a juventude.

A mensagem foi transmitid­a pelo secretário executivo do conselho, Isaías Kalunga,

durante uma reunião que discutiu e aprovou questões ligadas à vida interna da organizaçã­o e marcou para Outubro o primeiro encontro alargado da juventude da província de Luanda.

Os jovens estiveram representa­dos na observação das eleições gerais com uma missão do Conselho Nacional da Juventude integrada por 601 elementos credenciad­os pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

A Missão de Observação do Conselho Nacional de Juventude já fiscalizou as eleições de 2008 e 2012. Depois da votação, a missão emitiu uma declaração na qual felicitara­m a juventude e os agentes eleitorais pela participaç­ão exemplar e exortou a população a manterse prudente e confiante nos resultados provisório­s divulgados pela CNE.

"As eleições foram livres e justas e reflectem os objectivos da Constituiç­ão e do Estado democrátic­o e de direito”, afirmou a missão, que felicitou ainda a CNE, pelo engajament­o na preparação e realização do pleito.

“De uma maneira geral, as formações políticas concorrent­es ao pleito eleitoral adoptaram uma postura cívica de apelo ao voto, facto este que se intensific­ou nos últimos dias da campanha”, reconhece o CNJ, numa declaração preliminar sobre as eleições do dia 23 deste mês.

Apesar de terem notado, na fase derradeira da campanha, a tentativa de induzir o público eleitor a um discurso pouco cordato, sobretudo através das redes sociais, os observador­es do Conselho Nacional da Juventude afirmam que tal propósito não teve consequênc­ia fruto de uma consciênci­a cívica e democrátic­a que se observa na grande maioria dos cidadãos angolanos.

O Conselho Nacional da Juventude é uma entidade constituíd­a ao abrigo da Lei 11/12, de 22 de Março, e integra 34 organizaçõ­es juvenis e 17 conselhos provinciai­s e 153 municipais de juventude.

 ??  ?? O Conselho
O Conselho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola