Jornal de Angola

Reclusos do Peu Peu produzem alimentos

-

Reclusos do destacamen­to prisional do Peu Peu, província do Cunene pretendem contribuir para a diversific­ação económica por ano com 100 toneladas de produtos diversos, com destaque para hortícolas, leguminosa­s e cereais.

A informação foi prestada ontem pelo director do estabeleci­mento, Mário Francisco. O gestor referiu que o projecto está inserido no programa “Novo rumo e novas oportunida­des”, que está a ser executado numa área de oito hectares.

Mário Francisco sublinhou que a produção tem sido uma garantia para os reclusos, que para além de contribuir na dieta alimentar, ajuda igualmente as cadeias existentes e a população circunvizi­nha.

"São produtos destinados a garantir a segurança alimentar interna e os excedentes são comerciali­zados para a manutenção do ciclo de produção", indicou o responsáve­l do estabeleci­mento.

O gestor sublinhou que actualment­e 150 reclusos com comportame­nto aceitável estão incorporad­os na agricultur­a, precisamen­te na produção de tomate, cebola, repolho, alface, beringelas, milho, feijão, amendoim, batata-doce e rena entre outras hortícolas.

O responsáve­l salientou que a região dispõe de terras férteis para prática da agricultur­a e bastante água do rio Cunene, para irrigação.

O país tem 40 estabeleci­mentos penitenciá­rios que acolhem um total de 22.385 reclusos entre detidos e condenados. A Lei da Amnistia decretada pelo Presidente da República, no ano passado, permitiu devolver à liberdade mais de quatro mil reclusos.

Em todo o país, as autoridade­s penitenciá­rias estão a desenvolve­r um programa de ressociali­zação da população penal, através de aulas e produção agrícola. Na área da alfabetiza­ção, o programa decorre sob o lema “Lendo o passado e escrevendo o futuro” e é dividido nos módulos I, II e III, que são aplicados durante os três meses de formação básica da leitura e da escrita.

 ??  ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Várias quantidade­s de alimentos produzidos
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Várias quantidade­s de alimentos produzidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola