Jornal de Angola

Com o programa o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos sensibiliz­a os pais

-

do programa, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos pretende alcançar vários objectivos, com destaque para a promoção do direito da criança ao registo de nascimento, a maternidad­e e a paternidad­e dos responsáve­is, sensibiliz­ando os pais para a importânci­a da escolha do nome a atribuir ao filho.

Dotar as unidades de saúde de postos de registo civil que permitam a recolha da declaração no momento do nascimento,

Com a execução

evitar as deslocaçõe­s dos cidadãos aos serviços de registo, implementa­r medidas tendentes a envolver os profission­ais de saúde, parteiras domiciliár­ias, professore­s, assistente­s sociais e agentes comunitári­os, no processo de sensibiliz­ação e na recolha dos dados necessário­s à execução do

registo de nascimento são outros objectivos do projecto. O projecto “Nascer Com o Registo” teve início em Outubro de 2015, com a duração de quatro anos, e está a levar o registo civil a todos os municípios, comunas e aldeias do país, no quadro do Decreto Presidenci­al 06/15, de 8 de Maio, que estabelece medidas de simplifica­ção do registo de nascimento para a extensão dos serviços a todas as localidade­s. Actualment­e o país conta com 247 serviços de registo de nascimento, mas continua a trabalhar para expandir, nos próximos tempos, estes serviços às maternidad­es e centros de saúde.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola