Jornal de Angola

Produtores de café prevêem mais colheita

- João Júnior | Mucaba

Mais de três mil toneladas de café mabuba já foram colhidas no município de Mucaba, na presente campanha de colheita do produto. Os responsáve­is do sector prevêem alcançar um aumento de quantidade­s produtivas pelo facto de estar ainda em curso o processo de colheitas. Parte do produto colhido já foi comerciali­zada.

No ano transacto, os fazendeiro­s locais haviam colhido 2.780 toneladas, cifras já ultrapassa­das com o café colhido neste ano.

O chefe de secção municipal da Agricultur­a do Mucaba, Ernestro Pedro, apontou o registo de avanços significat­ivos na produção do café no município. Os indicadore­s da colheita do produto sobem a cada ano que passa, fruto dos incentivos dados aos produtores.

Outro factor importante destacado pelo responsáve­l é a produção de mudas de café, que subiu de 31.000, em 2012, para 50.000 em 2016. A multiplica­ção das plantas ficou mais evidente com a instalação em 2009 de três escolas de campo, que agrupam 77 produtores. Periodicam­ente, estes actualizam os conhecimen­tos sobre a multiplica­ção das plantas, poda, classifica­ção dos rendimento­s e outras técnicas de cafeicultu­ra. Duas destas escolas estão localizada­s na regedoria do Caondo e uma na fazenda João Samuel, um dos maiores produtores de café no município. O responsáve­l agrário lembrou ser este um componente importante que está a contribuir para os rendimento­s que o município vai registando na produção do café.

Até 2008, o município cultivava uma área de 9.367 hectares, mas actualment­e tem uma superfície de 19.143, com assistênci­a técnica garantida. Estão controlado­s 1.436 produtores, divididos em quatro escalões, de acordo com os hectares que cada grupo cultiva e o nível de rendimento­s anuais.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Parte do café colhido em Mucaba já foi comerciali­zada
EDIÇÕES NOVEMBRO Parte do café colhido em Mucaba já foi comerciali­zada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola